Cadeia Solidária das Frutas Nativas do Rio Grande do Sul
A Cadeia Solidária busca impulsionar um processo de restauração dos sistemas produtivos associando com a questão de construir outras formas de relações integrando diferentes atores. Nossas ações buscam desenvolver ações que resultem em sinergia, que tenham uma relação na complementariedade na interconexão, ou seja, se tenho agricultores produzindo, eu tenho empreendimentos processando e empreendimentos comercializando. Ressalto que essa complementariedade entre os diferentes atores), está para além da articulação.
Principais desafios: Refere-se a como articular melhor as 3 grandes etapas da cadeia Produção, Processamento e Comercialização e também como tornar viável economicamente o processo como um todo.
Estratégias: as estratégias utilizadas perante os desafios é a realização de atividades e formação para que esses atores se articulem melhor (produção, processamento e comercialização).
Outro desafio está relacionada na valorização pela sociedade, relacionado ao melhoramento nos hábitos de consumo.
Estratégia: Ações de sensibilização para a sociedade como todo para o consumo dos produtos. Para que a sociedade possa compreender melhor a importância desses produtos. Realização de eventos.
Também acontece por meio das ONGs-Captação de recursos para apoiar as iniciativas da cadeia solidária.