Caapora Bem Viver - Estação urbana de Permacultura em Pacatuba Ceará

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Caapora Bem Viver - Estação urbana de permacultura em Pacatuba Ceará

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
"A Caapora Bem Viver é uma estação urbana de Permacultura localizada aos pés da Serra da Aratanha, em Pacatuba-Ceará. Nesse espaço, são desenvolvidas diversas ações voltadas para bioconstrução, saneamento ecológico, manejo de resíduos sólidos, coleta de sementes, viveiro de mudas, agroecologia, agrofloresta e criação de abelhas nativas sem ferrão. Além disso, promove visitas ecopedagógicas para estudantes e grupos, proporcionando uma educação ambiental vivencial e lúdica, com vivências que fortalecem a conexão com a natureza, yoga, plantas medicinais e sagradas.

O espaço também se destaca por seus projetos culturais nas áreas de patrimônio, audiovisual, literatura e artes visuais. O propósito central da Caapora Bem Viver é funcionar como um espaço de experimentação, educação e vivência de práticas agroecológicas que incentivem a consciência, atitudes e iniciativas, tanto individuais quanto coletivas, voltadas para uma ocupação humana regenerativa diante dos desafios das mudanças climáticas.

Certificada como Ponto Municipal de Cultura, a Caapora realiza intercâmbios culturais e agroflorestais com diversas organizações. No município, trabalha em parceria com o povo indígena Pitaguary, auxiliando na implantação de uma farmácia viva, sistema agroflorestal e saneamento ecológico na Casa de Apoio do Povo Pitaguary, na Monguba, bairro de Pacatuba. Também colabora com grupos e associações de bairros periféricos, como a Associação Serpentear e o Centro de Umbanda Aldeia Real, localizado no bairro Alto Fechado, onde está situado o lixão municipal.

No âmbito estadual, apoia o movimento indígena Potigatapuia, do município de Monsenhor Tabosa, na implantação de um sistema agroflorestal na Escola Indígena da Aldeia Serra das Matas. Recentemente, a Caapora passou a integrar a Cooperativa Nosso Quintal, que reúne pequenos agricultores urbanos, rurais, quintais produtivos e sistemas agroecológicos. Embora tenha acompanhado a ARCA (Articulação Cearense de Agroecologia) em anos anteriores, não conseguiu manter a participação ativa por limitações de recursos, mas segue fortalecendo sua atuação local e regional."

Estado da experiência:
Ceará (CE)

Município e Estado da experiência:
Pacatuba (CE)

Abrangência da experiência:
Local (bairro/comunidade ou similar)

Onde a experiência está localizada?
no meio urbano na Região Metropolitana

Em que ano se iniciou a experiência?
2019

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Não

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Não

Qual o foco prioritário da experiência?
Outro

Qual outro?
Na verdade, desenvolvemos várias frentes de trabalho ao mesmo tempo. Recebemos grupos para vivências diversas, seja de agroecologia, abelhas sem ferrão, plantas medicinais, yoga, educação ambiental de forma geral. Ao mesmo tempo que plantamos. Que fazemos compostagem. Que estamos começando a produzir bioinsumos a partir dos micro-organismos eficientes. Que trabalhamos na meliponicultura. Que auxiliamos as duas etnias na implantação dos seus sistemas.

A experiência pode ser associada a quais temas?
Agricultura Urbana e Periurbana, Agrotóxicos e Transgênicos, Águas e Saneamento, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Arte, Cultura e Comunicação, Cooperativismo e outros arranjos comunitários, Economia Solidária e outras economias, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Manejo dos Agroecossistemas, Mulheres e Feminismos, Políticas Públicas e fomento, Práticas de Cuidado em Saúde e Medicina Tradicional, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais, Terra, Território e Ancestralidade

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Familiar

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Mulheres (Cis/Trans)

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Pardos

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Urbanas/os, Apicultoras/es e meliponicultoras/es, Artesãs/ãos, Comunidade LGBTQIAPN+, Educadoras/es e professoras/es, Profissionais de saúde

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Perda de produção, Diminuição das chuvas, Aumento das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Chuvas extremas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Maiores distâncias para acesso à água, Deslizamento de áreas, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Alagamento de áreas, Erosão do solo, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades animais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades animais (criação animal), Aumento de doenças nas criações animais, Aumento de doença nos humanos (cardíacas, diminuição de imunidade, adoecimento mental), Piora na qualidade do ar

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 5 anos

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Não

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)

Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Caixas cheias (recuperação e manejo de brejos e áreas alagadas), Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Manejo da água, Fossa bananeira, Compostagem, Tratamentos ecológicos de esgoto doméstico (biofossas, fossa ecológica, círculo de bananeira etc), Conservação do solo, Diversificação e consórcio de culturas, Cisternas e captação de água de chuva, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Recaatingamento, Salvaguarda de sementes, Gestão ambientalmente adequada de resíduos sólidos secos (separação para coleta seletiva e reciclagem)

Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Cuidados à saúde, Assessoria e suporte à comunidades vulneráveis, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim

Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
A experiência é dirigida por mulheres.

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Não

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não

Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, Whatsapp, YouTube

Indique o link do site:
Não temos site

Indique nome de usuário ou link do Instagram:
@caaporabemviver

Indique o link do YouTube:
https://youtube.com/@caapora3414?si=wORnVDgFAttVcG4E

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim

Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Combate (ou combateu) à desinformação, Contribui (ou contribuiu) para a captação de recursos