Brigada Ambiental do Assentamento Celso Daniel
O Assentamento Celso Daniel esta localizado na Estrada de Cabiúnas na cidade de Macaé. Provem de uma fazenda que produzia cana-de-açúcar para a usina, ou seja, uma terra queimada e mal tratada. Como ainda há produção de canaviais em algumas partes do assentamento, a cultura de queimadas ainda existe e como muitas vezes ocorre, esse fogo se alastra invadindo plantações vizinhas e matas de entorno.
Ciente dos estragos feito pela queima, o assunto foi debatido em assembléia e levantou-se a sugestão de formar uma brigada, foi então que nasceu o Núcleo Comunitário de Defesa Civil, Brigada Ambiental - AARJ. O grupo formado entrou em contato com a Defesa Civil de Macaé junto a Prefeitura, que prontamente apoio a iniciativa oferecendo materiais e cursos, como primeiros socorros e de brigada de incêndio.
O núcleo é formado por diversas pessoas do assentamento, que se reúnem de 15 em 15 dias. Quando ocorre um incêndio é feita a comunicação entre os membros e o controle dos focos de fogo. Mas também atuam no controle da caça e proteção da floresta. Com a formação do grupo, logo a noticia se espalhou e os caçadores e baderneiros, não freqüentam mais a região do assentamento. Trabalham com educação ambiental através de visitas aos lotes, procurando conscientizar os agricultores sobre os males do fogo na queima do lixo doméstico, trabalhando os temas de agroecologia, como sistemas agroflorestais, uso de agrotóxicos, recuperação das margens dos rios, etc.
Observando os danos causados pelo fogo, tanto na produção agrícola quanto na segurança pessoal, o Corpo de Bombeiros já tem consciência e hoje já não ficam mais indiferentes a esses problemas, bem como os assentados que no inicio foram de difícil dialogo, mas também no tempo presente tornaram-se conscientes sentando e resolvendo os problemas, como fotografando os danos causados e indo a busca dos direitos que lhes cabe.
O número de queimadas diminuiu consideravelmente e os benefícios são notados por todos. As áreas de APP já apresentam melhoras visíveis e chamou a atenção do pessoal pra adequação ambiental dos lotes e a criação de um viveiro de mudas florestais para recuperação das áreas atingidas.
A Brigada Ambiental trabalha com o respeito ao próximo e sua labuta, e assim a fauna e flora, trazendo pra mente dos agricultores a relação constante que existe entre o homem e a natureza, aflorando a consciente da natureza humana que é estritamente ligada ao ambiente. Mostrando que as relações humanas e naturais são valiosas e é o caminho para as mudanças nos conceitos agrícolas dentro da reforma agrária.