BASES METODOLÓGICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM AGROECOLOGIA NO CONTEXTO DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE

Resumo: O ensino profissionalizante na área das ciências agrárias tradicionalmente não tinha preocupação com a formação de técnicos comprometidos com as questões ambientais e sociais. Como consequência são muitos os desafios atuais para reestruturar a educação profissionalizante. Entre eles está a postura dos educadores, que mantém velhas concepções na sua prática pedagógica e na gestão dos setores de produção. Esta problemática também se acentua com a ausência de capacitação e compromisso dos educadores e técnicos; consubstanciada na ética ambiental e no exercício da cidadania planetária. Os desafios para uma educação com qualidade perpassam a estruturação dos espaços físicos, a gestão participativa e o engajamento dos educadores para concretizar as grades curriculares dos cursos visando integrar transversalmente a temática ambiental na formação profissional. A meta é constituir coletivos de educadores e educandos fortalecendo o Núcleo de Estudos em Agroecologia, visando constituir e consolidar ações permanentes de sustentabilidade no IFS e gerar projetos integrados de ensino, pesquisa e extensão.

Anexos

Anexo 1