Banco Municipal de Sementes Crioulas


O Banco Municipal de Sementes Crioulas, articulado à Rede de Sementes do Agreste Meridional (Rede SEMEAM), é uma iniciativa que integra às/aos agricultoras/es familiares, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e várias organizações governamentais e não governamentais de Pernambuco, sendo o primeiro banco de sementes municipal da região. O Bando foi criado em dezembro de 2018 e está localizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Jucati; atualmente armazena mais de 20 espécies de feijão, milho e jerimum. A gestão do Banco é feita por uma Comissão Gestora formada por cinco agricultoras/es familiares e seu desenvolvimento inclui a organização anual de uma feira de troca de sementes.

Caracterização territorial/geográfica

Bioma relacionado.Caatinga

RegiãoNordeste

População total do município.10604

População rural7776

População urbana2828

Perfil geral da Experiência

Tipo de iniciativaAção, política ou programa governamental que apoia diretamente agricultores/as, grupos, coletivos e iniciativas da sociedade (PPAA)

Principal ente financiadorMunicipal (M)

Principal ente executor/gestorMunicipal (M)

Temas do projeto Municípios AgroecológicosResgate, conservação e uso de sementes crioulas / apoio a Bancos de Sementes Comunitários e viveiros florestais

Caracterização básica da experiência

A iniciativa segue em curso?Sim

Período de execução (mês/ano)2018

Estimativa de público beneficiárioNão informado

Destaque/Observação

Não informado

Link com materiais de referênciahttps://www.fetape.org.br/imagens/jornal/Boletim_Fetape_Outubro_digital.pdf. Acesso em: 29 set. 2020.

Anexos

Anexo 1

Tamanho: 712113 bytes