Banco de Sementes Comunitário: experiência inovadora de partilha de saberes e sementes na cidade
No ano 2004, moradores de diversas comunidades urbanas da zona oeste do município do Rio de Janeiro participaram de um curso de agricultura urbana e plantas medicinais, promovido pela AS-PTA, com apoio da Prefeitura. Durante o curso, foram realizadas visitas nas diversas comunidades, momentos em que foi possível trocar informações, mudas e sementes. Ao final do curso, o grupo decidiu dar continuidade aos encontros e criar um espaço que continuasse propiciando as trocas de experiências e materiais; foi criado então o Banco de Sementes Comunitário.
Foi constituído um grupo gestor que organiza as seguintes atividades do Banco de Sementes:
- Plantões semanais de empréstimo e troca de sementes;
- Encontros de formação;
- Estudos;
- Incentivo à formação de bancos de sementes caseiros e comunitários;
- Publicação e disponibilização de materiais informativos.
O grupo gestor é formado por 6 mulheres e 1 homem e tem o apoio da AS-PTA. A Igreja Nossa Senhora do Carmo empresta uma sala onde são guardados os materiais e realizados os estudos e reuniões.
A experiência do Banco de Sementes Comunitário tem sido muito rica por promover interação entre moradores com práticas agrícolas de diferentes comunidades e por proporcionar um espaço de formação e trocas de informações. Além disso, tem sido um local referência na região para a obtenção e troca de mudas e materiais.
Sementes Urbanas - http://www.politube.org/show/1800