Baalanço do Coqueiro - grupo de beneficiamento

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Baalanço do Coqueiro - grupo de beneficiamento

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
O grupo Balanço do Coqueiro é um coletivo artístico e produtivo formado por jovens e mulheres rurais do Assentamento Maceió, no município de Itapipoca, Ceará. Atuando com base na agroecologia, o grupo realiza o beneficiamento do coco, transformando-o em diversos produtos como óleo de coco, coco ralado, farinha de coco, sabonete, manteiga e cocada. Essa iniciativa tem promovido geração de renda dentro da comunidade e no assentamento, além de fortalecer os saberes tradicionais, a cultura alimentar local e a autonomia produtiva das mulheres e juventudes do território.

Estado da experiência:
Ceará (CE)

Município e Estado da experiência:
Itapipoca (CE)

Abrangência da experiência:
Municipal - 1 município

Onde a experiência está localizada?
no meio rural

Em que ano se iniciou a experiência?
2016

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim

Qual o foco prioritário da experiência?
Produção e beneficiamento

Qual o destino da produção?
Comercialização

Quais as principais formas de comercialização?
Feira, Pontos de venda eventuais (barracas avulsas, venda em carro e na estrada)

A experiência pode ser associada a quais temas?
Juventudes, Mulheres e Feminismos, Terra, Território e Ancestralidade

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Outra

Qual outra?
autogestionada

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Mulheres (Cis/Trans)

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Pretos

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Assentadas/os de Reforma Agrária, Comunidade LGBTQIAPN+, Estudantes, Juventudes

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma consolidada

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Diminuição das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Aumento da temperatura, Aumento de doenças nas plantas (moscas, protozoários, fungos etc)

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 5 anos

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Não é possível aferir

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim

Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Lagoas

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)

Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Organização de grupos e comunidades, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Não

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Sim

Qual(is) política(s) acessa?
Programa de Fortalecimento e Ampliação das Redes de Agroecologia, Extrativismo e Produção Orgânica (Programa Ecoforte)

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Divulgação nas redes sociais

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não

Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, Whatsapp, Feiras

Indique o link do site:
não temos

Indique nome de usuário ou link do Instagram:
https://www.instagram.com/oleodecocoagroecologico/

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim

Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Outros

Qual outro?
Comercialização

Anexos

Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
https://cadernos.aba-agroecologia.org.br/cadernos/article/view/6936
https://ceara.fiocruz.br/serpovos/2022/06/27/producao-de-oleo-de-coco-agroecologico-fortalece-cultura-alimentar-saude-e-bem-viver-no-sitio-coqueiro/
https://www.instagram.com/p/DK2FTwuRzMW/

Anexe projetos, trabalhos científicos, divulgação ou outros documentos que achar importante.

O beneficiamento do coco e as juventudes da comunidade de Sítio Coqueiro, Assentamento Maceió em Itapipoca/CE

Anexe fotos para representar a experiência: