Avança Amapá: implementa PEAPOS já

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Avança Amapá: Implementa PEAPOS já

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
Avança Amapá: Implementa PEAPOS Já foi uma campanha estratégica de mobilização e advocacy lançada no dia 16 de novembro de 2024, com o objetivo de pressionar o Governo do Estado do Amapá a dar os primeiros passos na implementação da Política Estadual de Agroecologia, Produção Orgânica e Sociobiodiversidade (PEAPOS). A iniciativa foi liderada pelo Instituto Mapinguari em parceria com 11 organizações que representam agricultores familiares, povos tradicionais, comunidades indígenas, extrativistas e defensores da agroecologia no estado, que juntos traçaram estratégias de incidência para a campanha.

Com foco direto no Governador Clécio Luís, a campanha concentrou esforços na criação da Comissão Estadual de Agroecologia, Produção Orgânica e Sociobiodiversidade (CEAPOS) — instância prevista em lei e essencial para garantir a participação social na condução da política. A narrativa foi clara: agora que a PEAPOS foi aprovada, é hora de colocá-la em prática e transformar a agroecologia em realidade em todo o Amapá, promovendo um modelo de produção de alimentos mais justo, saudável e sustentável.

A campanha mobilizou diversas frentes: ações nas redes sociais, inserções em rádios voltadas para comunidades rurais, produção de materiais informativos e articulações políticas com atores estratégicos, especialmente com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR).

Como resultado dessa mobilização coletiva, no dia 13 de abril de 2025 foi publicado no Diário Oficial do Estado o edital de convocação da CEAPOS, chamando organizações da sociedade civil a se inscreverem para compor essa instância de governança. Esse avanço marca um passo concreto na implementação da PEAPOS e reforça o poder da ação articulada da sociedade civil em defesa de um Amapá mais sustentável e justo.

Estado da experiência:
Amapá (AP)

Município e Estado da experiência:
Macapá (AP)

Abrangência da experiência:
Municipal - 1 município

Onde a experiência está localizada?
não se aplica

Em que ano se iniciou a experiência?
2023

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Não

Qual o foco prioritário da experiência?
Outro

Qual outro?
Iniciativa de mobilização e advocacy em prol da implemnetação da pólitica pública estadual de agroecologia.

A experiência pode ser associada a quais temas?
Agricultura Urbana e Periurbana, Agrotóxicos e Transgênicos, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Biodiversidade e Bens Comuns, Construção social de Mercados, Políticas Públicas e fomento, Terra, Território e Ancestralidade

Qual outro?
Falta de políticas públicas de incentivo a agricultura familiar;

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Em rede

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Não é possível aferir

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Pretos

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Artesãs/ãos, Assentadas/os de Reforma Agrária, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Movimentos sociais, Povos e Comunidades Tradicionais, Povos Indígenas

Identifique qual(is) o(s) povo(s) e comunidade(s) tradicional(is) participa(m) da construção desta experiência:
Comunidades quilombolas, Extrativistas, Povos e comunidades de terreiro ou povos e comunidades de matriz africana, Povos indígenas

Identifique qual(is) povo(s) indígena(s) participa(m) da construção desta experiência.
Outro(s) Povo(s)

Qual(is) outro(s)?
Karipuna

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Perda de produção, Alteração no calendário de chuvas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Deslizamento de áreas, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Erosão do solo, Desertificação, Outras

Qual(is) outra(s)?
salinização do Rio Amazonas

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 20 anos

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Não é possível aferir

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim

Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Florestas

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)

Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Democratização e ampliação do acesso político de grupos minoritários a espaços de poder, Organização de grupos e comunidades

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Não

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Sim

Qual(is) política(s) acessa?
Outra

Qual(is) outra(s)?
Política Estadual de Agroecologia, produção orgânica e sociobiodiversidade

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Produção de matérias, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Sim

Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, Whatsapp

Indique o link do site:
https://mapinguari.org/

Indique nome de usuário ou link do Instagram:
https://www.instagram.com/imapinguari?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=ZDNlZDc0MzIxNw==

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim

Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Outros

Qual outro?
Ajudou na incidência política

Anexos

Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
https://www.instagram.com/reel/DFXzaRhJxbJ/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
https://www.instagram.com/p/DFfgvm5JoOC/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
https://www.instagram.com/reel/DFNfg39JrBb/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
https://www.instagram.com/p/DECuasGRB6x/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
https://www.instagram.com/p/DDjv_sNJW7n/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
https://www.instagram.com/reel/DDf3h_EJz23/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
https://www.instagram.com/reel/DCjX_DRJayV/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Anexe fotos para representar a experiência:

Lançamento da Campanha

Resumo

Resumo

Foto final