Avaliação sensorial de produto orgânico com irrigações pluviais e a chuva acida.


Acadêmico do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Reynaldo Simonini do Amaral e proprietário da área rural situada no Sitio da Divisa, no bairro dos Chaves no município de Pouso Alegre - MG. Área reservada de 500 metros quadrados, cercada de muros, com solo siltoso e presença de saibro, proveniente de aterro. Área reservada para o cultivo experimental da banana (Musaceae, espécie Musa spp) com mudas selecionadas de até 15cm, adquiridas na Multiplantas  Tecnologia Vegetal Ltda, das espécies: Musa Acuminata Cavendish  Subgroup (banana-prata, banana-maçã e banana-caturra ou nanica). Cultivo em dezembro de 2020 no sistema  orgânico, em covas de 40x40x40cm  e espaçamento de 1,5 metros entre plantas, com uso apenas de esterco de curral curtido e adubação de cobertura com folhas secas. A irrigação  ocorreu sem tratamento químico, proveniente de aguas pluviais, com instalação de reservatório de 5.000 L para captação das aguas de chuvas. A primeira colheita ocorreu  no final de novembro de 2021, produzindo  cachos de 12 pencas, e  cerca de 20 cm para as bananas  nanicas, 13 cm para as bananas pratas e 12 cm para as bananas maçã. Por se tratar de um experimento de avaliação sensorial, selecionamos um publico alvo que consome habitualmente a fruta. Nesse primeiro momento selecionamos apenas a  banana nanica cultivada no sistema orgânico para avaliar os aspectos sensoriais  quanto aos tributos: aparência, aroma, consistência e sabor, comparados com a banana da mesma espécie cultivadas na agricultura convencional. Esse primeiro momento do  estudo temos como objetivo diferenciar o cultivo orgânico do cultivo convencional através das avaliações  sensoriais das pessoas. No decorrer dos experimentos vamos analisar as concentrações de acido sulfúrico e acido nítrico nas aguas pluviais utilizadas nas irrigações (chuva acida)  no cultivo orgânico, tendo em vista  a avaliação  da interação entre os alimentos e os homens.

2. Informações sobre a experiência de agroecologia

A qual(is) categoria(s) sua experiência está relacionada?

  • Iniciativa de incidência política e/ou execução de políticas públicas
  • Gestão de resíduos sólidos orgânicos (compostagem)

3. Sujeitos envolvidos na experiência

Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?16 a 20

Você consegue dizer quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?Não é possível aferir

Faz parte de alguma organização?Não

Faz parte de alguma rede?Não

4. Financiamento

A experiência teve algum tipo de financiamento? Não

5. Dificuldades e demandas

Quais as principais dificuldades a experiência enfrenta no desenvolvimento das atividades?

  • Recursos financeiros
  • Comunicação/Divulgação

Descreva as dificuldades encontradas para cada uma das questões elencadas acima.

A falta de conhecimento das pessoas sobre  os estudos científicos, principalmente nas universidades e a falta de recursos financeiros para a excussão dos  projetos.

Indique as principais demandas e necessidades da experiência.

  • Acesso a tecnologias sociais
  • Crédito rural

Descreva as demandas e necessidades para cada uma das questões elencadas acima.A falta de disponibilização do governo  de ferramentas,  produtos, métodos e créditos  já  existentes, que podem ser usado para resolver os desafios sociais, como: alimentação e o saneamento básico.

6. Comunicação

Telefone35 99984 2844

7. Anexos

Tipo de anexoImagem

Anexos

Anexo 1

Dimensões: 1600px x 721px
Tamanho: 167776 bytes