Atlas escolar da Região Metropolitana de Campinas: produção de hortaliças


O projeto GeoAtlasfoi iniciado em 2009, tendo como principais parceiros a Embrapa Territorial e a Prefeitura Municipal de Campinas. Inicialmente, a parceria foi subsidiada por um projeto de comunicação institucional e transferência de tecnologia financiado pela Embrapa e, após o encerramento do projeto, a parceria se manteve na forma de cooperação técnica. O material didático resultante do projeto, elaborado de forma participativa, tem o objetivo de abordar a importância que as atividades agropecuárias desempenham para a sociedade. A equipe do projeto, formada por pesquisadores e técnicos da Embrapa e professores da Rede Municipal de Ensino de Campinas utilizaram as geotecnologias como ferramenta facilitadora na elaboração deste recurso didático. O primeiro volume do atlas trata de aspectos gerais da RMC, enquanto o segundo volume contém dados, informações, infográficos, figuras, mapas, imagens de satélites e textos sobre os principais produtos da região, inclusive sobre a olericultura, onde o segmento de orgânicos tem destaque. O atlas é um dos recursos didáticos utilizados pela Prefeitura de Campinas em um programa local, denominado Pesquisa e Conhecimento na Escola (PESCO) que estimula os estudantes do ensino básico a praticarem a iniciação científica nas escolas, a partir da formulação e execução de projetos didáticos. Anualmente, cerca de 3.000 estudantes da Rede Municipal de Campinas participam do Programa e utilizam o atlas como material de apoio para definição de temas de pesquisa, na sequência praticam a coleta, análise, sistematização e o compartilhamento do conhecimento apreendido com seus pares. Trata-se de uma oportunidade de inserir temas relacionados à agricultura e sustentabilidade no currículo escolar e, a partir desses temas, promover a reflexão, debate e sistematização de conhecimentos necessários à formação da cidadania, à educação ambiental e ao desenvolvimento humano de forma geral.

2. Informações sobre a experiência de agroecologia

A qual(is) categoria(s) a experiência está relacionada?Iniciativa de construção do conhecimento (ensino, pesquisa e extensão)

Como é feita a gestão da experiência?Coletiva/Comunitária

Gênero - A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:Igualitário

Raça - A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:Brancos

Como a experiência de construção do conhecimento (ensino, pesquisa e extensão) pode ser identificada?Projeto de pesquisa

3. Sujeitos envolvidos na experiência

Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?de 60 a 100

Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?mais de 1000

Faz parte de alguma organização?Sim

Faz parte de alguma rede?Sim

Com que frequência a experiência se reúne com outras organizações e qual a finalidade desses encontros?Somente sob demanda.

Indique quais redes faz parteRede Leste de Agroecologia

Nome da organizaçãoEmbrapa Territorial

4. Financiamento

A experiência teve algum tipo de financiamento? Sim

Quais foram os financiamentos, quem financiou e qual o valor financiado?Projeto Embrapa "Geotecnologias como apoio à elaboração de material didático para o ensino fundamental (Projeto GeoAtlas), valor: 280 mil.

Caso a experiência teve outros recursos envolvidos, como contrapartida por exemplo, descreva quais outros recursos foram esses.A parceria foi estabelecida entre a Embrapa e a Prefeitura de Campinas, sem repasse de recursos entre as partes.

5. Dificuldades e demandas

Quais as principais dificuldades a experiência enfrenta no desenvolvimento das atividades?

  • Comunicação/Divulgação
  • Pessoal

Descreva as dificuldades encontradas para cada uma das questões elencadas acima.A experiência foi aplicada no município de Campinas, porém é necessário sensibilizar as equipes dos demais municípios que compõem a RMC para adoção do material didático, o que demanda a dedicação de pessoal e investimento em comunicação. 

Indique as principais demandas e necessidades da experiência. Projetos de pesquisa

Descreva as demandas e necessidades para cada uma das questões elencadas acima.A articulação de um projeto de pesquisa é necessária para dar andamento às atividades de atualização e desenvolvimento do material, assim como sua capilaridade nos municípios que compõem a RMC.

7. Anexos

Tipo de anexoLink

Anexos

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