
Atlas escolar da Região Metropolitana de Campinas: produção de hortaliças
2. Informações sobre a experiência de agroecologia
Nome da experiência agroecológica:
Atlas escolar da Região Metropolitana de Campinas: produção de hortaliças
Descrição básica, destacando as ações que compõem a experiência e a finalidade dessas ações.
O projeto GeoAtlasfoi iniciado em 2009, tendo como principais parceiros a Embrapa Territorial e a Prefeitura Municipal de Campinas. Inicialmente, a parceria foi subsidiada por um projeto de comunicação institucional e transferência de tecnologia financiado pela Embrapa e, após o encerramento do projeto, a parceria se manteve na forma de cooperação técnica. O material didático resultante do projeto, elaborado de forma participativa, tem o objetivo de abordar a importância que as atividades agropecuárias desempenham para a sociedade. A equipe do projeto, formada por pesquisadores e técnicos da Embrapa e professores da Rede Municipal de Ensino de Campinas utilizaram as geotecnologias como ferramenta facilitadora na elaboração deste recurso didático. O primeiro volume do atlas trata de aspectos gerais da RMC, enquanto o segundo volume contém dados, informações, infográficos, figuras, mapas, imagens de satélites e textos sobre os principais produtos da região, inclusive sobre a olericultura, onde o segmento de orgânicos tem destaque. O atlas é um dos recursos didáticos utilizados pela Prefeitura de Campinas em um programa local, denominado Pesquisa e Conhecimento na Escola (PESCO) que estimula os estudantes do ensino básico a praticarem a iniciação científica nas escolas, a partir da formulação e execução de projetos didáticos. Anualmente, cerca de 3.000 estudantes da Rede Municipal de Campinas participam do Programa e utilizam o atlas como material de apoio para definição de temas de pesquisa, na sequência praticam a coleta, análise, sistematização e o compartilhamento do conhecimento apreendido com seus pares. Trata-se de uma oportunidade de inserir temas relacionados à agricultura e sustentabilidade no currículo escolar e, a partir desses temas, promover a reflexão, debate e sistematização de conhecimentos necessários à formação da cidadania, à educação ambiental e ao desenvolvimento humano de forma geral.
Estado/Município da experiência:
Campinas (SP)
Abrangência da experiência:
Intermunicipal - até 4 municípios
Municípios de abrangência:
Americana (SP), Artur Nogueira (SP), Campinas (SP), Cosmópolis (SP), Engenheiro Coelho (SP), Hortolândia (SP), Indaiatuba (SP), Itatiba (SP), Jaguariúna (SP), Monte Mor (SP), Morungaba (SP), Nova Odessa (SP), Paulínia (SP), Pedreira (SP), Santa Bárbara d'Oeste (SP), Santo Antônio de Posse (SP), Sumaré (SP), Valinhos (SP), Vinhedo (SP)
Estados de abrangência.
SP
Ano em que a experiência teve início.
2009
A experiência ainda está em desenvolvimento?
Sim
A qual(is) categoria(s) a experiência está relacionada?
Iniciativa de construção do conhecimento (ensino, pesquisa e extensão)
Como a experiência de construção do conhecimento (ensino, pesquisa e extensão) pode ser identificada?
Projeto de pesquisa
Como é feita a gestão da experiência?
Coletiva/Comunitária
Gênero - A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:
Igualitário
Raça - A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:
Brancos
Temas de atuação:
Agricultura Urbana e Periurbana, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico
3. Sujeitos envolvidos na experiência
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Crianças, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Juventudes
Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?
de 60 a 100
Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?
mais de 1000
Faz parte de alguma organização?
Sim
Organizações:
Embrapa Territorial
Faz parte de alguma rede?
Sim
Indique quais redes faz parte:
Rede de Agroecologia do Leste Paulista
Com que frequência a experiência se reúne com outras organizações e qual a finalidade desses encontros?
Somente sob demanda.
4. Financiamento
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Quais foram os financiamentos, quem financiou e qual o valor financiado?
Projeto Embrapa "Geotecnologias como apoio à elaboração de material didático para o ensino fundamental (Projeto GeoAtlas), valor: 280 mil.
Caso a experiência teve outros recursos envolvidos, como contrapartida por exemplo, descreva quais outros recursos foram esses.
A parceria foi estabelecida entre a Embrapa e a Prefeitura de Campinas, sem repasse de recursos entre as partes.
6. Comunicação
Telefone:
(19) 3211-6200
E-mail institucional:
territorial.imprensa@embrapa.br
Site na internet:
https://www.embrapa.br/busca-de-projetos/-/projeto/24452/geoatlas---geotecnologias-como-apoio-a-elaboracao-de-material-didatico-para-o-ensino-fundamental-atlas-escolar-da-regiao-metropolitana-de-campinas