Associação de Bananicultores de Ubatumirim (ABU)

Bloco 2 - Identificação da experiência (a organização da agricultura familiar que protagoniza esta experiência)

E-mail da organizaçãoabananicultoresubatumirim@gmail.com

Telefone da organização12 996687883

Que sujeitos estão envolvidos com o processo de gestão do PNAE dentro da experiência?

  • Agricultoras/es
  • Mulheres

Município e estado de localização onde a organização tem sua sedeUbatuba (SP)

Bloco 3 - Sujeitos (com quem essa experiência é realizada)

Quantas pessoas fazem parte da experiência?15

Há agricultoras e agricultores de outros municípios que compõem a organização na experiência do PNAE?Não

Quais as identidades socioterritoriais dos grupos, coletivos, populações que participam da experiência?Caiçaras

A organização acessa o PNAE como um dos grupos prioritários?Não acessa como grupo prioritário

Dentre as pessoas que protagonizam essa experiência, marque o grupo com maior participação - gêneroFeminino

Dentre as pessoas que protagonizam essa experiência, marque o grupo com maior participação - faixa etáriaDe 30 a 60 anos

Nome da Organização ParceiraFórum de Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba

Site da Organização parceirawww.preservareresistir.org

Contato da Organização parceira24 992951590 (Marcela, secretaria executiva)

Bloco 4 - A gestão pública do PNAE no Município/Estado

A que estado e município se refere a experiência do PNAE que está sendo cadastrada?São Paulo

A que estado e município se refere a experiência do PNAE que está sendo cadastrada?Ubatuba

A qual rede de ensino a experiência do PNAE está associada?Municipal

Qual tipo de gestão do PNAE?Gestão própria centralizada

Em que ano teve início a compra da agricultura familiar para o PNAE neste município/estado?2009

Que órgão do poder público é responsável pela execução do PNAE nesta experiência?Secretaria de Educação

Quais outros setores da gestão pública estão envolvidos?Secretaria de Agricultura, Conselho Alimentação Escolar

Quais as formas de diálogo existentes entre a organização e o poder público?Reunião com técnicos

A gestão do processo como um todo é participativa? Parcialmente

Se possível, explique melhor.

As reuniões costumam acontecer mais para renovações de contratos, não periodicamente. Percebemos que muitas vezes o PNAE é utilizado para compras de fora do município e do sacolão.

Como se dão os processos de construção das Chamadas Públicas? Centralizado em um órgão das prefeituras

Como se dão os processos de divulgação das Chamadas Públicas?Informe direto do governo para os agricultores

Como são estruturadas as Chamadas Públicas?Chamada única com diversidade de produtos

Qual a periodicidade de lançamento das Chamadas Públicas?Semestral

Há diálogo da organização de agricultores/as com o/a Responsável Técnico/a (nutricionista) dos municípios?Sim

Conte mais sobre esse processo o diálogo com a/o nutricionista.

"Existe sim o diálogo com a nutricionista, a coisa emperra é na licitação, estamos sempre fazendo renovação de contrato, tipo aditivos." (Ana Rosa, presidente ABU).

Existe uma nutricionista responsável, Eliane, que é considerada bastante parceria, disponível e com abertura para a diversidade.

Houve/há processos formativos com as/os profissionais da educação?Sim

Quantos e quais são/foram esses processos de formação?

"Todo ano tem treinamento, teve épocas que nó fomos lá para treinar. Ensinar como fazia a polpa da Juçara, o suco!"

Foram suficientes/satisfatórios?Satisfatório

Que resultados podem ser percebidos na comercialização para o PNAE a partir desses processos de formação?

Tiveram épocas de maiores investimentos em formações. Este ano [2020] foi muito ruim, muita coisa não foi comprada. Muitas vezes os setores envolvidos não enxergam a importância da agricultura familiar. 

A chamada pública prevê a aquisição de produtos agroecológicos ou orgânicos com preço diferenciado?Sim

Bloco 5 - PNAE e as Escolas envolvidas

É possível aferir quantas escolas são atendidas pela organização?Não

Que sujeitos da comunidade escolar estão envolvidos com o processo do PNAE?

  • Professoras (es)
  • Direção Escolar
  • Cantineira/Merendeira
  • Nutricionista

Como é feita a entrega dos produtos da organização?Na sede do município

Quem recebe os alimentos na escola?Cantineira/Merendeira

Que ações são desenvolvidas com a comunidade escolar relacionadas ao fornecimento da agricultura familiar? Não existem atividades na comunidade escolar que envolvam a agricultura familiar. A feira que existe é todo o sábado no município.

Bloco 6 - PNAE e os alimentos comercializados

Como a maior parte dos sistemas de produção da organização podem ser caracterizados?Agroecológico e orgânico

Possui certificação?Sim

Quais são os principais alimentos comercializados?

  • Frutas
  • Tubérculos
  • Suco ou polpa de fruta

O cardápio escolar expressa a diversidade produtiva local? Sim

Descreva como se expressa a diversidade/regionalidade nos produtos comercializados.

São valorizados, adquiridos e respeitada a sazonalidade dos produtos locais.

Qual tipo de certificação?Organização de Controle Social (OCS)

Indique o ano a que se referem as informações sobre os produtos e suas quantidades.2019

Bloco 7 - Desafios e aprendizagens

Que mudanças a comercialização para o PNAE trouxe ou traz para a organização?

"Aproveitar a produção da roça. O mix da juçara foi uma coisa boa que inventamos, conseguimos assim escoar a juçara e é um produto saudável, conseguimos com o PNAE escoar o que temos no sertão. O Mix é o que entra de renda pra associação. Fizemos mais horta, tomamos mais multa! Abrimos mais áreas. (Ana Rosa, presidente ABU)

O processo de comercialização para o PNAE está combinado a outros canais de comercialização?Não

O acesso ao PNAE possibilitou aos/as agricultores/as ocupar outros espaços de comercialização?Não

Houve mudanças na segurança alimentar e nutricional e/ou na qualidade da alimentação das famílias e comunidades que produzem os alimentos?Sim

É possível calcular a contribuição da comercialização para o PNAE na geração de renda para a organização como um todo? Sim

Quais os principais entraves e barreiras identificadas para o bom funcionamento do processo de comercialização para o PNAE?Nenhum

Que processos/iniciativas foram inovadores nessa experiência para concretizar a compra direta da agricultura familiar para o PNAE?Visibilidade da produção local, diálogos com gestores, apoio inicial do Instituto de Permacultura (IPEMA), ong local no beneficiamento da produção em especial da juçara.

Quais mudanças?Maior consumo de frutas, legumes e verduras (FLV)

Bloco 8 - Impactos da Pandemia

Quais estratégias estão sendo adotadas pelo governo estadual/municipal para a distribuição dos alimentos do PNAE durante a pandemia?Distribuição de cestas/kit de alimentos com produtos da agricultura familiar

Houve mudança no fornecimento de alimentos da agricultura familiar para o PNAE durante a pandemia?Sim

A organização tem feito doações, vendas específicas ou articulações para distribuição de alimentos com outros grupos em decorrência da pandemia?Sim

De que maneira as fragilidades ou potencialidades da experiência foram reforçadas no contexto da pandemia?As famílias estiveram mais vulneráveis e inseguras do ponto de vista da segurança alimentar e nutricional, saúde e geração de renda. As aulas foram suspensas o que também impactou a segurança alimentar das crianças até que fossem adequadas as medidas para manutenção do fornecimento da merenda escolar.

Há previsão de retorno às aulas em seu município?Não

Quais foram as mudanças?

  • Reduziu o contrato
  • Alterações na diversidade dos produtos

Como a organização avalia essas mudanças?Insatisfatório

Se possível, descreva as alterações ocorridas

Perda de produtos que seriam destinados ao PNAE. Dificuldades em encontrar materiais e insumos necessários para os beneficiamentos.

Liste os nomes dos grupos/projetos/experiências com quem essas articulações estão sendo feitas.A ABU foi uma das organizações que forneceu produtos agroecológicos que complementaram as cestas básicas distribuídas às famílias mais vulneráveis como parte das ações emergenciais desenvolvidas pelo FCT e seus parceiros em seus territórios de incidência.

Bloco 9 - Comunicação e Anexos

Que tipo(s) de ferramenta(s) utiliza para divulgar a experiência e se comunicar com os envolvidos?

  • Whatsapp/ Telegram
  • Facebook/Messenger

Anexos