Arandu: Saberes Originários


A disciplina “Arandu: saberes originários” se baseia nos conhecimentos dos povos originários e discute sua influência nas noções de “Bem Viver”. O Bem Viver recupera a sabedoria ancestral, rompe com o alienante processo de acumulação capitalista e questiona as noções de desenvolvimento e sustentabilidade.
O referencial teórico utilizado será, predominantemente, textos produzidos por autores dos povos originários e latino-americanos.
29/01 - quarta-feira -  Diálogos sobre Bem Viver com Thiago Ávila e Braulina Baniwa. Vídeo no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=W_SicZUjCHE&t=1030s
05/02 - quarta-feira –  Visões originárias e histórias de formação. Atyguaçu com Airy Gavião, Mirinju M'Byá Guarani, Fêtxawewe Tapuya Guajajara e Kamu Dan Wapichana.Vídeo no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=Bm0Gls9JgXU&t=424s 
11/02 - terça-feira – “Caçada, pescaria e colheita” – Campo em locais de re-existências - Contextos participativos e circulares, que buscam compreender os processos de transformação social. Territórios: 1) Santuários dos Pajés; 2) Mercado Sul; 3) Casa das Redes; 4) Unidade de Saúde 1 do Lago Norte e 5) Unipaz.Vídeo no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=h6vpXZI7Kfw 
12/02 - quarta-feira - O Monólogo do Poder. A Escola do Colonizador, etnocídios e memoricídios. Atyguaçu com Álvaro Dohétiro Tukano, Nádia Nádila da Silva Reis, Suliete Gervásio Monteiro (Povo Baré) e José Jorge de Carvalho (Professor da UnB)Vídeo no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=b8gbvBjgKB8&t=4102s
18/02 - terça-feira –  Contra-colonização  organizar a partilha da “Caçada, pescaria e colheita” com Geraci Ticuna, Everardo Aguiar, Armando Quechua, Stephen Baines.Vídeo no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=9ASyGFAKN7w
19/02 - quarta-feira – Partilha da “Caçada, pescaria e colheita”.Avaliação do Curso- https://www.youtube.com/watch?v=OH5Hr4AYPqcPartilha - https://www.youtube.com/watch?v=Z6wLqjKQg_0
https://campusvirtual.fiocruz.br/gestordecursos/hotsite/bemviver/apresentaaao/3760 

3. Identificação do tipo experiência

Esta experiência é/foi realizada no Brasil?Sim

Selecione o tipo de experiênciaEnsino-pesquisa-extensão

Se envolve ensino, indique qual(is) o(s) tipo(s) de curso(s)Curso livre (sem titulação)

Se envolve ensino, indique o número total de vagas disponível (por curso/turma)60

Se envolve ensino, indique o número total de egressos (pessoas que concluíram o curso/turma)58

Se envolve pesquisa, indique a área principal da pesquisaOutra

Qual outra?Saberes originários dos povos indígenas

Se envolve pesquisa, o grupo está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq?Não

4. Sujeitos

Você considera que a experiência tem uma atuação em Rede? Não

Qual(is) a(s) identidade(s) do(s) grupo(s) social(is) e coletivo(s) que participa(m) da construção desta experiência?Indígenas de diferentes etnias residentes no DF

Sexo - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência

  • Masculino
  • Feminino

Cor ou raça - indique o(s) grupo(s) que participa(m) da experiência

  • Amarela
  • Branca
  • Indígena
  • Parda
  • Preta

Faixa etária - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência

  • De 15 a 29 anos
  • De 30 a 60 anos
  • Acima de 60 anos

Se há uma faixa etária com maior participação, indiqueDe 30 a 60 anos

6. Localização e abrangência espacial

Esta experiência está sendo cadastrada pelo celular (via aplicativo ODK Collect)? Não

7. Práticas em saúde e agroecologia

Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) Plantas medicinais e fitoterapia

Outras práticas não especificadas nas opções anteriores Saberes originários

Esta prática é considerada uma tecnologia social pelos protagonistas da experiência? Não

O que estimula a adoção dessa(s) prática(s)?

  • Ancestralidade/trajetória de vida/memória afetiva
  • Rodas de conversa e oficinas
  • Intercâmbio/vivência

8. Políticas públicas

Caso a experiência tenha acessado uma ou mais políticas públicas brasileiras, indiqueNenhuma

9. Resistências e ameaças

Algo ameaça esta experiência?

  • Intolerância religiosa
  • Racismo
  • Disputa territorial ou dificuldade de acesso ao território

Há conflito(s) ambiental(is) no(s) território(s) onde essa experiência acontece?Não

11. Estratégias de Comunicação e Anexos

Que tipo(s) de ferramenta(s) utiliza para divulgar a experiência e se comunicar com os envolvidos?

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