Araçá Alimentos Agroecológicos
O Araçá é formado por um grupo de três famílias de agricultores/as e educadores/as que atua na área da Agroecologia há, pelo menos, 20 anos. Atualmente, duas destas famílias fazem parte dos grupos da Rede Ecovida de Agroecologia, do Núcleo Regional Alto Uruguai, Norte do Estado do Rio Grande do Sul.
A proposta de comercialização e articulação está inserida no contexto da Economia Popular Solidária e tem como principal parceria a Associação Ecoterra de Três Arroios (RS), vinculada à Rede Ecovida de Agroecologia. Busca remunerar os agricultores/as com preços justos e, ao mesmo tempo, oferecer aos consumidores/as alimentos com preços acessíveis.
A maioria dos alimentos comercializados pelo Araçá é oriunda da Agricultura Familiar e Camponesa e são orgânicos certificados, exceto os alimentos de origem animal.
O coletivo gestor do Araçá está sob a coordenação de Andressa Martins, Agricultura e Tecnóloga em Agroecologia pela ELAA (Escola Latino-americana de Agroecologia, Lapa-PR), que participou da equipe técnica do CETAP (Centro de Tecnologias Alternativas Populares), e de Daiane Bordulis Eduardo, Geógrafa e estudante de Doutorado em Geografia pela UNIOESTE-PR.
Por um lado, há uma carência de espaços especializados para comercialização de alimentos orgânicos certificados em Erechim/RS e, por outro, a experiência foi motivada também pelo desejo das famílias envolvidas de se inserirem nos processos de comercialização visando apoiar o desenvolvimento da Agroecologia na região.
O empreendimento foi aberto no momento inicial da pandemia Covid-19, em março passado, trabalhando somente com entrega de cestas, encomendadas via WhatsApp e internet (plataforma de comercialização on-line). Hoje a loja está aberta ao público, mas com restrição de acesso e seguindo os protocolos básicos da saúde pública.
Atualmente os principais desafios são a diversificação da oferta de alimentos certificados oriundos da agricultura familiar e camponesa; a divulgação do empreendimento, pois foi inaugurado recentemente; a ampliação do faturamento, para garantir a viabilidade econômica do empreendimento; e a inserção mais ampla nas dinâmicas regionais da Agroecologia e da Economia Popular Solidária. Além, evidentemente, de buscar uma maior qualificação da gestão do empreendimento, visto que o coletivo gestor não possuía experiência anterior em comercialização de alimentos.
Assim, o Araçá é um coletivo que acredita em uma nova agricultura, numa perspectiva sustentável, e em novas relações de produção e consumo que, sobretudo, valorizem o bem viver de todos/as!