Alimentos orgânicos delivery
Em Santarém e região metropolitana conta se com 6 OCS’s (Organização de Controle Social), com 27 famílias no total, são sócias da Associação Orgânica do Tapajós. Normalmente os pontos de venda são: Feira de Orgânicos que ocorre no estacionamento do Escritório Local da EMATER/PA, Feira da Agricultura Familiar que ocorre na UFOPA e no Mercado Municipal de Santarém- Mercadão 2000.
Com o fechamento do espaço da EMATER e da UFOPA no período de Março a Agosto, devido a pandemia, estas famílias perderam seus principais pontos de comercialização. Em maio e junho conseguiram comercializar a produção para os outros projetos (Campanha Alimentando a Vida e Projeto da Fundação Banco do Brasil), entretanto ainda não se dava vazão a toda produção. Neste contexto, a partir da conversa entre membros da comissão temática da produção orgânica que também estavam articulando a compra de produtos no contexto da Campanha Alimentando a Vida (uma extensionista da Emater, uma docente da Ufopa e produtoras orgânicas), foi sendo desenhada a ideia de realização de venda coletiva de produtos orgânicos por meio de aplicativo de mensagem WhatsApp. Uma das produtoras orgânicas, a Sra Alciete, aceitou articular o recebimento dos pedidos devido a mesma contar com filhos habilidosos em redes sociais, pois a mesma precisa estar na sua área de trabalho, produzindo alimentos. O apoio de seus filhos está sendo fundamental para que a venda dê certo.
Semanalmente os produtores enviam por WhatsApp para a extensionista a lista com os produtos disponíveis e preço. A técnica organiza a lista e envia de volta aos produtores que a circulam nas redes sociais. A produtora Alciete recebe os pedidos, anota e encaminha WhatsApp para os que tem acesso a internet. No caso da família que não tem acesso a internet, a extensionista liga diretamente, uma vez que na comunidade rural onde reside a produtora organizadora não funciona rede de telefonia, ficando a comunicação está restrita a internet.
A venda coletiva iniciou com a comercialização da produção de 3 famílias, em média com 40 pedidos por semana. Com o passar do tempo novas famílias aceitaram participar da venda, chegou a entrega semanal com produção de 8 famílias durante o período em que a feira esteve fechada. Nas quartas- feiras todos trazem os produtos para a Feira de Orgânicos e um moto táxi da confiança do grupo faz as entregas em domicílio.
A venda coletiva continua, entretanto com menos produtos, pois a feira no estacionamento da EMATER/PA voltou em agosto, tomando todos os protocolos de biossegurança. Entretanto, como muitos pessoas preferem não se expor, devido ser público de risco, a venda virtual e entrega em domicílio continua em media com produção de 4 (quatro) famílias, sendo uma oportunidade para comercialização da produção orgânica.