Alimentação Saudável: Comer Bem Para Viver Melhor


O município de Aratiba possui o programa "Alimentação Saudável: Comer Bem Para Viver Melhor”. O programa tem por objetivo priorizar alimentos da agricultura familiar e alimentos orgânicos nas compras para a alimentação Escolar. No ano de 2019, 83% dos produtos ofertados para o programa da merenda escolar foram oriundos da agricultura familiar e destes aproximadamente 30% eram orgânicos. A creche municipal é a entidade onde destina-se a maior parte da produção orgânica, chegando a 60% da alimentação total ofertada. O objetivo do poder público é o aumento da oferta de produtos orgânicos dentro da rede municipal. A produção orgânica advém de agricultores que estão dentro do Projeto de Incentivo a Produção e Consumo de alimentos orgânicos. Incluso creche, rede primária, ensino básico e fundamental e a rede municipal totalizando 586 estudantes.

Caracterização territorial/geográfica

Bioma relacionado.Mata Atlântica

RegiãoSul

População total do município.6565

População rural3249

População urbana3316

Perfil geral da Experiência

Tipo de iniciativaAção, política ou programa governamental que apoia diretamente agricultores/as, grupos, coletivos e iniciativas da sociedade (PPAA)

Principal ente financiadorMunicipal (M)

Principal ente executor/gestorMunicipal (M)

Temas do projeto Municípios Agroecológicos

  • Educação Alimentar e Nutricional e promoção da alimentação adequada e saudável
  • Alimentação Escolar

Caracterização básica da experiência

A iniciativa segue em curso?Sim

Período de execução (mês/ano)Desde 2018

Orçamento anual26400

Estimativa de público beneficiário586 estudantes da rede municipal de ensino.

Destaque/Observação

Visa possibilitar assessoria técnica qualificada sobre agroecologia e produção de alimentos orgânicos tanto para o público rural quando para o público consumidor.

No atual ano (2020) devido a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), ocorreram somente 40 dias de aulas presenciais. Porém, a rede municipal continua a distribuir kits de alimentos às famílias em situação de vulnerabilidade social do município. Estão sendo distribuídos mensalmente 123 kits com 18 produtos.

Link com materiais de referênciahttps://www.jornalbomdia.com.br/noticia/35577/itatiba-do-sul-roda-de-conversa-sobre-organicos-reune-agricultores-agroecologistas