Agrotóxicos e Saúde


Os Cursos da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida em parceria com a Fio Cruz e o GT agrotóxicos da mesma. Foram realizados em 2019. Três cursos realizados em diferentes regiões do Brasil: Centro Oeste, Sul / Sudeste e Nordeste. Estas três turmas tiveram em media de 20 a 30 participantes, compostas de diferentes sujeitos do campo, das águas e florestas, de estudantes de diferentes áreas do conhecimento, profissionais da saúde, movimentos sociais camponeses de luta pela terra, indígenas e quilombolas. Esta diversidade demonstra a gama de sujeitos que compõe a Campanha Contra os Agrotóxicos e pela Vida e reforma também a necessidade da luta contra os agrotóxicos e seus impactos na vida dos povos que vivem no campo, nas águas e nos florestas. 
Estes Cursos tiveram como centralidade pedagógica as frentes, da denuncia dos impactos dos agrotóxicos na saúde e no meio ambiente, e do anuncio da Agroecologia como possibilidade de construção de territórios saudáveis e outras relações com a natureza,  na produção de alimentos saudáveis com resgate das técnicas ancestrais e sustentáveis. Os cursos se embasaram, com suas particularidades regionais, na metodologia que contem o estudo de casos emblemáticos de cada região como centralidade. Os casos são de denuncia (contaminação de água, pulverização aérea etc), dos impactos dos agrotóxicos na saúde e meio ambiente e de anuncio de experiências de Agroecologia das localidades dos diferentes estados do Brasil. Partindo dos estudos destes casos como totalidade, em cada momento do curso, foram discutidos assuntos específicos, que se inter-relacionam com os casos emblemáticos e os ultrapassam de forma transversal: relacionados aos agrotóxicos e relacionados à Agroecologia: impactos na saúde, impactos no meio ambiente, legislação dos agrotóxicos, questão agrária, comunicação, gênero raças e etnias, populações em estado de vulnerabilidade, visitas e experiências de praticas Agroecológicas, teoria da Agroecologia, oficinas praticas de Agroecologia, atividades de comunicação/ agitação e propaganda para denuncia dos agrotóxicos e seu malefícios. Estes Cursos também forma realizados na pedagogia de alternância com uma semana de tempo escola e três meses em media de tempo comunidade e uma etapa final de apresentação dos trabalhos de tempo comunidade de uma semana, na qual, foi realizada socialização dos trabalhos e debate.
  A experiência formativa impactou diretamente os indivíduos que participaram do curso e as comunidades das quais estes vieram. A estruturação do tempo comunidade e do trabalho de tempo comunidade realizado dentro da grande temática dos agrotóxicos. Possibilitou ações pedagógicas formativas nos territórios de denuncia e também da anuncio de praticas Agroecológicas, munindo assim deste conhecimento não só o educando/a que realizou o curso, mas o coletivo a sua volta. Estas atividades diversas sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde e meio ambiente, a exemplo de como fazer denuncia de contaminação, quais as políticas publicas que podem auxiliar no combate aos agrotóxicos, como também, as praticas de agroecologia como forma de resistência dos povos em seus territórios e outras muitas, dentro de sua diversidade, possibilitaram que a temática dos agrotóxicos e seus impactos e o anuncio da vida da agroecologia alcance mais sujeitos e mais importante chegasse aos povos que são diretamente intoxicados por agrotóxicos de diversas formas todos os dias. 

1. Identificação

Nome da organização que está registrando a experiênciacampanha permanente contra os agrotóxicos e pela vida / Gt agrotóxicos fio cruz.

2. Duração da experiência

Essa é uma experiência criada em resposta aos efeitos da crise sanitária decorrente da pandemia do Coronavírus (Covid-19)? Não, a experiência já vinha acontecendo e continua durante a pandemia

3. Identificação do tipo experiência

Esta experiência é/foi realizada no Brasil?Sim

Selecione o tipo de experiênciaEnsino-pesquisa-extensão

Se envolve ensino, indique qual(is) o(s) tipo(s) de curso(s)Curso livre (sem titulação)

Se envolve ensino, indique o número total de vagas disponível (por curso/turma)30

Se envolve ensino, indique o número total de egressos (pessoas que concluíram o curso/turma)54

Se envolve pesquisa, indique a área principal da pesquisaSaúde

Se envolve pesquisa, o grupo está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq?Não

Se envolve extensão, indique a área principal da extensãoSaúde

Se envolve extensão, o grupo encontra-se formalmente institucionalizado junto à pró-reitoria de extensão da instituição de ensino?Não

4. Sujeitos

Você considera que a experiência tem uma atuação em Rede? Não

Qual(is) a(s) identidade(s) do(s) grupo(s) social(is) e coletivo(s) que participa(m) da construção desta experiência?Campanha permanente contra os Agrotóxicos e pela vida, GT Agrotóxicos FIO Cruz.

Sexo - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência

  • Feminino
  • Masculino

Se há um sexo com maior participação, indique Masculino

Cor ou raça - indique o(s) grupo(s) que participa(m) da experiência

  • Preta
  • Indígena
  • Branca
  • Amarela
  • Parda

Se há uma cor ou raça com maior participação, indiqueBranca

Faixa etária - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência

  • De 30 a 60 anos
  • De 15 a 29 anos

Se há uma faixa etária com maior participação, indiqueDe 15 a 29 anos

Indicação do gênero das pessoas participantesda forma que se sentem mais confortável

6. Localização e abrangência espacial

Esta experiência está sendo cadastrada pelo celular (via aplicativo ODK Collect)? Não

7. Práticas em saúde e agroecologia

Águas e saneamentoSistema de irrigação

Práticas Agroalimentares (produção/beneficiamento/consumo)

  • Quintais sócio-produtivos (horticultura, pomar, etc.)
  • Agrofloresta
  • Adubação verde
  • Feiras agroecológicas
  • Compostagem
  • Casa ou guardiães/ões de sementes
  • Plantas alimentícias não convencionais (PANCs)

O que estimula a adoção dessa(s) prática(s)?

  • Intercâmbio/vivência
  • Rodas de conversa e oficinas
  • Participação em redes de aprendizados e conhecimentos

9. Resistências e ameaças

Algo ameaça esta experiência?

  • Contaminação/poluição ambiental
  • Violência do Estado
  • Racismo
  • Violência de gênero (contra mulher, LGBTQIAP+fobia)
  • Intolerância religiosa
  • Agrotóxico
  • Transgênico

Há conflito(s) ambiental(is) no(s) território(s) onde essa experiência acontece?Sim

Grupo(s) social(is) atingido(s) pelo conflito ambiental

  • Beiradeiras/os
  • Pescadoras/es artesanais
  • Povos indígenas
  • Atingidas/os por barragens
  • Ribeirinhas/os
  • Trabalhadoras/es rurais sem terra
  • Agricultor(a) familiar
  • Trabalhadoras/es rurais assalariadas/os

Atividade(s) geradora(s) do conflito

  • Agroindústria/agronegócio
  • Agrotóxicos
  • Barragens e hidrelétricas
  • Especulação imobiliária
  • Extrativismo predatório
  • Aterros sanitários, incineradores, lixões e usinas de reciclagem
  • Hidrovias, rodovias, ferrovias, terminais portuários e aeroportos
  • Madeireiras
  • Mineração, garimpos e siderurgia
  • Monoculturas
  • Pecuária
  • Petróleo e gás
  • Transgênicos
  • Transposição de bacias hidrográficas

Impactos Socioambientais da(s) atividade(s)

  • Poluição do solo
  • Falta/irregularidade na demarcação de território tradicional
  • Poluição de recurso hídrico
  • Exploração sexual
  • Incêndios e/ou queimadas
  • Erosão do solo
  • Falta/irregularidade na autorização ou licenciamento ambiental
  • Inundações e enchentes
  • Alteração no regime tradicional de uso e ocupação do território
  • Exploração no trabalho
  • Poluição atmosférica
  • Falta de saneamento básico
  • Poluição sonora
  • Desertificação
  • Mudanças climáticas
  • Precarização/riscos no ambiente de trabalho
  • Desmatamento

Possíveis danos à saúde decorrentes da atividade e/ou do conflito

  • Contaminação química
  • Contaminação ou intoxicação por agrotóxicos
  • Doenças não transmissíveis ou crônicas
  • Doenças respiratórias
  • Violência - lesão corporal
  • Violência psicológica/assédio
  • Violência sexual/abuso
  • Piora na qualidade de vida
  • Suicídio
  • Violência - assassinato
  • Insegurança alimentar e nutricional
  • Falta de atendimento médico

A experiência aqui cadastrada está envolvida nesse(s) conflito(s) ambiental(is)? Não, a experiência não está envolvida no conflito

11. Estratégias de Comunicação e Anexos

Que tipo(s) de ferramenta(s) utiliza para divulgar a experiência e se comunicar com os envolvidos?

  • E-mail
  • Whatsapp/Telegram

12. Redes em saúde e agroecologia

De que forma sua organização poderia colaborar na criação e/ou fortalecimento dessas redes?Estabelecer uma rede de troca de informações, praticas e experiencias na agroecologia para fortalecer a luta pela vida e contra os agrotóxicos.