AgroflorIF: preservando recursos, disseminando educação


A referida experiência agroecológica compõe o projeto de extensão AgroflorIF, em andamento desde 2019, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Catanduva. O projeto de extensão se propôs a implantar um sistema agroflorestal no IFSP Campus Catanduva como proposta de construção de uma educação ambiental que desenvolva, na comunidade interna e externa, a percepção de que é possível fazer Agroecologia no espaço escolar, ou seja, promover a Agroecologia a partir do tripé ensino, pesquisa e extensão. 
O projeto - AgroflorIF - é desenvolvido em dois módulos que totalizam cerca de 130 metros quadrados e atualmente envolve cinco docentes da área de Geografia, Biologia, Matemática, dez discentes do ensino médio técnico e do ensino superior (entre bolsistas e voluntários) e dois técnicos administrativos. A área é urbana, muito degradada e compactada, localizada em um município que tem a cana-de-açúcar como monocultivo principal. O projeto contou com parcerias fundamentais para o planejamento e início da implantação do SAF, como a Prefeitura Municipal de Catanduva, a ONG RefloreSER Sócioambiental  o acampamento Egídio Brunetto, localizado entre Guaraci e Altair e o assentamento Mário Lago, de Ribeirão Preto, ambos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
A metodologia de execução do projeto se baseia no desenvolvimento das seguintes etapas: 1. Manejo do sistema agroflorestal; 2. Manutenção da composteira, cujos resíduos são advindos do refeitório da escola; 3. Realização de lives informativas para a divulgação do projeto e de temas relacionados à agroecologia e sistemas agroflorestais; 4. Recebimento de grupos de alunos de escolas públicas e privadas de Catanduva e região para visita monitorada ao SAF; 5. Produção de conteúdo digital (artes gráficas, fotografias, vídeos e textos educativos) por estudantes bolsistas, sob orientação das docentes. O projeto conta com uma conta no Instagram (@agroflorif, o que foi fundamental para divulgar as ações do Projeto durante a pandemia de Covid-19, ações estas restritas ao corpo gestor que deu continuidade ao manejo e cultivo de espécies, inclusive com doação de alimentos a famílias em vulnerabilidade alimentar.

Dos resultados, o projeto tem promovido a recuperação gradativa do solo, a formação de uma microflora e microfauna locais, a redução do descarte de resíduos  orgânicos do refeitório, transformados em adubo e biofertilizantes; o cultivo de diferentes espécies de leguminosas, hortaliças, frutíferas, floríferas e espécies com função de adubação verde: feijão cara suja, feijão de porco, feijão guandu, berinjela, milho, abóboras, batata-doce, mandioca, quiabo, couve, alface, rúcula, almeirão, tomate cereja, pimentas, banana, amora, mamão, goiaba, acerola, mucuna, crotalária, embaúda, mamona etc., organização de um banco de sementes. O projeto inspirou, em 2020, dois projetos integradores de pesquisa: a) um sistema de irrigação automatizado instalado em nosso SAF em dez. de 2020; b) o desenvolvimento teórico de um Triturador de galhos e resíduos orgânicos; e  em 2022 inspirou um projeto integrador de pesquisa c) sobre agroflorestas e segurança alimentar. Resultou em três colheitas de: 1) 35 kg de batatas doces, mandiocas e berinjelas, doados a alunos da escola em situação de vulnerabilidade socioeconômica; 2) 31 kg de mandiocas, doados à ONG Prateleira Solidária; 3) 4 caixas de hortaliças (couve, alface, rúcula e almeirão), doadas à ONG Prateleira Solidária. Inspirou a expansão de SAFs para além dos muros da escola, em 2021, através da agrofloresta urbana "Eng. Agr. Fernando Colombo de Amo" localizada no bairro Vivenda 7 de Setembro, em Catanduva/SP e tem realizado reuniões com munícipes interessados em implantar um SAF. 

2. Informações sobre a experiência de agroecologia

A qual(is) categoria(s) a experiência está relacionada?

  • Gestão de resíduos sólidos orgânicos (compostagem)
  • Iniciativa de construção do conhecimento (ensino, pesquisa e extensão)

Como a experiência de construção do conhecimento (ensino, pesquisa e extensão) pode ser identificada?Projeto de extensão

Como é feita a gestão da experiência?Coletiva/Comunitária

Gênero - A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:Mulheres (Cis/Trans)

Raça - A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:Brancos

3. Sujeitos envolvidos na experiência

Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?16 a 20

Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?51 a 100

Faz parte de alguma organização?Não

Faz parte de alguma rede?Não

4. Financiamento

A experiência teve algum tipo de financiamento? Sim

Quais foram os financiamentos, quem financiou e qual o valor financiado?

O Projeto conta com apoio financeiro da Pró-Reitoria de Extensão do IFSP para o pagamento de duas bolsas para discentes do campus Catanduva no valor de R$ 400,00 durante oito meses, totalizando R$ 6.400,00.

Caso a experiência teve outros recursos envolvidos, como contrapartida por exemplo, descreva quais outros recursos foram esses.Não teve

5. Dificuldades e demandas

Quais as principais dificuldades a experiência enfrenta no desenvolvimento das atividades? Outro

Qual ou quais outro(s)?Financiamento e disponibilidade de tempo.

Descreva as dificuldades encontradas para cada uma das questões elencadas acima.

O financiamento recebido é insuficiente para a reposição e compra de ferramentas e outros itens para a manutenção do projeto, tendo que ser comprado, muitas vezes, com dinheiro particular das docentes.

É um projeto que exige manutenção constante, o que muitas vezes dificulta na conciliação com as outras atividades de pesquisa e ensino da Instituição

Indique as principais demandas e necessidades da experiência.

  • Troca de experiências
  • Políticas públicas
  • Acesso a tecnologias sociais
  • Assistência técnica

Descreva as demandas e necessidades para cada uma das questões elencadas acima.

Acesso a tecnologias sociais como ferramentas que facilitem o nosso trabalho como um triturador de galhos profissional para autogestão dos galhos e podas da escola em benefício da cobertura do solo do SAF; assistência técnica no combate biológico de "pragas"; políticas públicas de promoção da Agroecologia e, troca de experiências que sempre enriquecem as experiências.

7. Anexos

Tipo de anexoLink

Anexos

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