
Agrofloresta na Escola
Usuário de submissão:
cadastrorj
Nome da experiência:
Agrofloresta na Escola
Município e estado de localização:
Paty do Alferes (RJ)
A qual região do estado do Rio de Janeiro a experiência pertence?
Médio Paraíba
Descrição básica, destacando as ações que compõem a experiência.
O projeto Agrofloresta na Escola é uma iniciativa da Engenheiro ambiental Stephano Carvalho e da Secretaria de Educação e Agricultura de Paty do Alferes, localizado no interior do Rio de Janeiro. Surgiu em fevereiro de 2018 e se destina a crianças do 1º ao 5º ano da Escola Municipal José Pereira da Silva. O projeto visa ensinar às crianças o prazer de cultivar seus próprios alimentos e reconhecer o valor de serem produtoras, promovendo o plantio, preparo do solo, colheita de hortaliças e legumes, bem como oficinas de cozinha experimental. Além disso, o projeto enfatiza princípios como cooperação, respeito e diversidade, respeitando saberes tradicionais e culturas indígenas e africanas. O objetivo é oferecer uma alternativa de produção às famílias da região rural e promover a alfabetização ecológica nas escolas.
Abrangência de atuação:
Municipal - 1 município
A experiência está sendo desenvolvida principalmente:
no meio rural
Ano de início da experiência:
2018
A experiência está em atividade?
Sim
Como poderia ser caracterizada a continuidade das ações promovidas pela experiência?
Desenvolve atividades de forma contínua, ainda que com intensidade variada.
A experiência faz parte de alguma organização?
Não
Faz parte de alguma rede?
Não
Qual a categoria da experiência?
Produção, Garantia de acesso a alimentos (enfrentamento à fome), Iniciativa de construção do conhecimento (ensino, pesquisa, extensão)
A experiência tem certificação como produção orgânica?
Não
Qual o destino da produção?
Doação
Quem são os beneficiários das doações?
Estudantes de escolas e creches
Periodicidade das doações:
Esporádica
Como a experiência de acesso a alimentos pode ser identificada?
Distribuição de marmitas/cestas
Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Grupo informal (sem vínculo direto a uma instituição)
A gestão da experiência é feita de que forma?
Coletiva/Comunitária
A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por qual gênero?
Homens (Cis/Trans)
A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por qual grupo racial?
Brancos
Quais recursos possuem gestão coletiva na experiência?
Projetos coletivos (se acompanhamento dessa gestão for efetivamente feito pelo grupo), Água, Sementes, Terra, Espaço coletivo para desenvolvimento de práticas e atividades relacionadas à experiência
Qual(is) outro(s) recursos?
É uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, financiada pela Prefeitura de Paty do Alferes
Quais são as identidades dos sujeitos da experiência?
Educadoras/es e professoras/es, Estudantes
Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?
entre 51 e 100
Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?
101 a 300
Quais os principais temas da experiência?
Agricultura Urbana e Periurbana, Agrotóxicos e Transgênicos, Águas e Saneamento, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Arte, Cultura e Comunicação, Biodiversidade e Bens Comuns, Campesinato, Povos, Comunidades Tradicionais e outros modos de vida, Juventudes, Manejo dos Agroecossistemas, Políticas Públicas e fomento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não
Quais outros recursos foram envolvidos no desenvolvimento da experiência? (Ex: recurso financeiro, trabalho voluntário, cessão de espaço, doação de ferramentas e insumos, etc.):
É uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, financiada pela Prefeitura de Paty do Alferes
A experiência enfrentou algum tipo de descontinuidade em termos de financiamento, considerando o planejamento inicialmente estabelecido?
Não
Telefone:
+55 24 98118-6522
E-mail institucional:
stephanoc13@gmail.com
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Anexos: