Agroecologia: Uma estratégia para o fortalecimento da Agricultura familiar da região Norte Fluminense
Foi criada em 2005 a Escolinha Agroecológica, uma demanda criada pelos agricultores(as) acampados e assentados acompanhados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) em Campos dos Goytacazes, cujo se discutia temas ligados somente a homeopatia. Porém, as iniciativas para produzir alimentos sadios sem utilização de agrotóxicos e sem agredir ao meio ambiente, provocaram a demanda de discussões relacionadas com outros temas da Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável. Com isso, o Instituto de Agroecologia e Meio Ambiente Solar dos Jesuítas em parceria com a CPT e a UENF verificaram a necessidade de ampliar as discussões, ampliando as turmas da Escolinha Agroecológica.
O projeto, portanto tem como objetivo principal atuar na ampliação de conhecimentos da Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, dinamizando encontros temáticos na Escolinha Agroecológica e implementando hortas e pomares nos assentamentos.
A metodologia ocorre de forma participativa e problematizadora, cujos conteúdos e as técnicas empregadas serão elaborados de acordo com as necessidades levantadas pelos agricultores(as).
A meta é realizar, um projeto capaz de desenvolver nos atores um comportamento de conscientização humanitária sobre questões relacionadas à agricultura, meio ambiente e sustentabilidade. Procurando traduzir os conhecimentos em iniciativas voltadas para a solução dos problemas a nível local, agregando o conhecimento popular ao ensino, à pesquisa e à extensão. Os agricultores(as), serão capazes de atuar como facilitadores e catalizadores, tendo o papel educativo, no processo de desenvolvimento das atividades comunitárias.