Agroecologia na Perspectiva da Educação Profissional do Campo: a experiência do Curso Técnico em Agroecologia do IFPR em Ortigueira - PR

Este artigo busca relatar e refletir a experiência pedagógica desenvolvida durante a realização do Curso Técnico em Agroecologia do Instituto Federal do Paraná – IFPR que ocorreu de 2011 a 2013 no município de Ortigueira - PR. Apresentaremos a fundamentação teórica, os princípios metodológicos e os valores que orientaram a construção da proposta pedagógica deste curso de acordo com as especificidades locais. Discutiremos também a metodologia de ensino adotada pelos educadores do curso e as diretrizes metodológicas construídas no cotidiano pedagógico com os educandos. Este curso foi pensado e implementado a partir de uma matriz curricular associada a princípios e referências pedagógicas voltados à Educação Profissional do Campo. Pretende-se com esta breve sistematização contribuir com a reflexão acerca da aplicação de alguns pressupostos políticos-pedagógicos da Educação do Campo na consolidação dos processos educativos em cursos técnicos em agroecologia.

Anexos

Anexo 1

Anexo 1

Dimensões: 2560px x 1920px

Anexo 2

Anexo 2

Dimensões: 2560px x 1920px

Anexo 3

Anexo 3

Dimensões: 2560px x 1920px

Anexo 4