Agroecologia e educação
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Agroecologia e educação
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
A Escola Elizabeth Teixeira está localiza em São Joaquim de Bicas, dentro do Acampamento Pátria Livre-MST, na região metropolitana de Minas Gerais, às margem do Rio Paraopeba e é uma das 11 escolas do MST a nível nacional que está participando do projeto Educação e Agroecologia - com o apoio financeiro do Instituto Cultivar e Terra de Hombres. Em 2022 iniciamos os projetos e em 2023 começamos a implementar de fato nosso plantio com a ajuda dos estudantes, professores e pais. Nossa horta já existia desde a fundação da nossa escola porém 1 ano após o crime da Vale nossa escola foi severamente castigada pela enchente do Rio Paraopeba, onde perdemos tudo de nossa escola inclusive nossa horta. Hoje nossa horta está completa, há 4 anos usamos os espaços para formação dos nossos estudantes, ensinamos a plantar e colher alimentos de verdade, sem o uso dos agrotóxicos e similares. Nossa horta tem o nome de Horta Agroecológica Amora - nome dado pelos estudantes, por conter um pé de amora dentro da horta.
Estado da experiência:
Minas Gerais (MG)
Município e Estado da experiência:
São Joaquim de Bicas (MG)
Abrangência da experiência:
Local (bairro/comunidade ou similar)
Onde a experiência está localizada?
no meio rural
Em que ano se iniciou a experiência?
2018
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim
Qual o foco prioritário da experiência?
Produção e beneficiamento
Qual o destino da produção?
Autoconsumo
A experiência pode ser associada a quais temas?
Agricultura Urbana e Periurbana
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Comunitária
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultoras/es sem terra, Assentadas/os de Reforma Agrária, Crianças, Educadoras/es e professoras/es
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma consolidada
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Perda de produção, Diminuição das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Erosão do solo
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Não é possível aferir
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Não é possível aferir
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Florestas
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Manejo de solo, Conservação do solo
Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Criação de Planos de Gestão de Risco, Cuidados à saúde, Organização de grupos e comunidades, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Não
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Não foi desenvolvida nenhuma ação ou produto de comunicação
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Feiras, Reuniões nas comunidades
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Não