Ações educativas em saúde ambiental e urbana em unidades públicas de ensino



Desde do início da parceria Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht e o Programa de Desenvolvimento Fiocruz da Mata Atlântica foi proposto uma metodologia que considerasse o envolvimento da comunidade escolar, pais, alunos, professores e direção e ainda parceiros agricultores e agricultoras no diálogo com técnicos educadores da Fiocruz na perspectiva interdisciplinar de construção coletiva de conhecimento. Para que os processos fossem estabelecidos considerando os espaços democráticos e participativos tanto as reuniões,oficinas, eventos, elaboração dos projetos procuraram e   seguiram na direção do envolvimento da comunidade escolar procurando dialogar com demais projetos do colégio.Cada início de período aconteceram reuniões envolvendo direção, equipe Fiocruz, agricultores para apresentação de ações e planejamento das ações do ano letivo. Também aconteciam apresentações das ações para professores e alunos em salas de aula, sendo um momento para dar visibilidade às ações e ao mesmo tempo mobilizar outros para se envolverem. As ações foram: oficinas sobre tecnologias sociais com instalações de aquecimentos solar de baixo custo, aproveitamento da água de chuva, compostagem, horta urbana e PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar, sendo as compras realizadas pelos agricultores da região de Jacarepaguá conforme preconiza a o programa. No caso específico da horta, constituiu-se como um espaço de compartilhamento de saberes entre alunos, professores e técnicas da Ficoruz que possibilitou a discussão sobre temas que diziam respeito às realidades e cotidiano dos alunos. 

3. Identificação do tipo experiência

Esta experiência é/foi realizada no Brasil?Sim

Selecione o tipo de experiênciaEnsino-pesquisa-extensão

Se envolve ensino, indique qual(is) o(s) tipo(s) de curso(s)Curso livre (sem titulação)

Se envolve ensino, indique o número total de vagas disponível (por curso/turma)30

Se envolve ensino, indique o número total de egressos (pessoas que concluíram o curso/turma)20-25

Se envolve pesquisa, indique a área principal da pesquisaSaúde

Se envolve pesquisa, o grupo está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq?Não

Se envolve extensão, indique a área principal da extensãoSaúde

Se envolve extensão, o grupo encontra-se formalmente institucionalizado junto à pró-reitoria de extensão da instituição de ensino?Não

4. Sujeitos

Você considera que a experiência tem uma atuação em Rede? Sim

Sexo - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência

  • Masculino
  • Feminino

Cor ou raça - indique o(s) grupo(s) que participa(m) da experiência

  • Branca
  • Parda
  • Preta

Faixa etária - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência

  • De 30 a 60 anos
  • De 15 a 29 anos

Se há uma faixa etária com maior participação, indiqueDe 15 a 29 anos

6. Localização e abrangência espacial

Esta experiência está sendo cadastrada pelo celular (via aplicativo ODK Collect)? Não

7. Práticas em saúde e agroecologia

Águas e saneamento

  • Gestão de resíduos
  • Captação de água de chuva

Práticas Agroalimentares (produção/beneficiamento/consumo)

  • Adubação verde
  • Compostagem
  • Plantas alimentícias não convencionais (PANCs)
  • Outra

Qual outra?Horticultura

Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) Plantas medicinais e fitoterapia

Esta prática é considerada uma tecnologia social pelos protagonistas da experiência? Sim

O que estimula a adoção dessa(s) prática(s)?

  • Ancestralidade/trajetória de vida/memória afetiva
  • Intercâmbio/vivência
  • Participação em redes de aprendizados e conhecimentos
  • Rodas de conversa e oficinas
  • Curso de capacitação e treinamento

8. Políticas públicas

Caso a experiência tenha acessado uma ou mais políticas públicas brasileiras, indiquePrograma Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

9. Resistências e ameaças

Algo ameaça esta experiência?

  • Violência do Estado
  • Violência geracional (contra crianças, adolescentes, idosos)
  • Disputa territorial ou dificuldade de acesso ao território
  • Contaminação/poluição ambiental

Há conflito(s) ambiental(is) no(s) território(s) onde essa experiência acontece?Sim

Indique o(s) município(s) e respectiva(s) Unidade(s) Federativa(s) onde acontece o conflitoRio de Janeiro

Grupo(s) social(is) atingido(s) pelo conflito ambiental

  • Agricultor(a) familiar
  • Agricultor(a) urbana/o
  • Extrativistas
  • Moradores/as em periferias, ocupações ou favelas
  • Quilombolas

Atividade(s) geradora(s) do conflito

  • Atuação de entidades governamentais
  • Construção civil
  • Especulação imobiliária
  • Narcotráfico
  • Sobreposição com áreas protegidas (Unidades de Conservação)

Impactos Socioambientais da(s) atividade(s)

  • Poluição atmosférica
  • Falta de saneamento básico
  • Invasão/dano a área protegida ou unidade de conservação
  • Incêndios e/ou queimadas
  • Inundações e enchentes
  • Desmatamento
  • Poluição de recurso hídrico
  • Alteração no regime tradicional de uso e ocupação do território
  • Poluição do solo
  • Falta/irregularidade na demarcação de território tradicional
  • Erosão do solo
  • Urbanização desordenada

Possíveis danos à saúde decorrentes da atividade e/ou do conflito

  • Acidentes
  • Alcoolismo e/ou uso problemático de outras drogas
  • Desnutrição
  • Doenças não transmissíveis ou crônicas
  • Doenças respiratórias
  • Falta de atendimento médico
  • Fome
  • Insegurança alimentar e nutricional
  • Obesidade
  • Piora na qualidade de vida
  • Violência psicológica/assédio
  • Suicídio
  • Violência sexual/abuso
  • Violência - assassinato
  • Violência - lesão corporal

A experiência aqui cadastrada está envolvida nesse(s) conflito(s) ambiental(is)? Sim, a experiência contribui para o enfrentamento do conflito

11. Estratégias de Comunicação e Anexos

Que tipo(s) de ferramenta(s) utiliza para divulgar a experiência e se comunicar com os envolvidos?

  • Instagram
  • Facebook/Messenger
  • Whatsapp/Telegram
  • Outra
  • E-mail

Qual outra?Quadro de Avisos

12. Redes em saúde e agroecologia

De que forma sua organização poderia colaborar na criação e/ou fortalecimento dessas redes?

Articulação com outras redes, instituição e grupos a partir das redes da qual fazemos parte. E através da disseminação de tecnologias sociais, fomento a práticas agroecológicas e elaboração de projetos para capitação de recursos .