
Ações de proteção de fontes hídricas em propriedades rurais no município de Rolante/RS
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Ações de proteção de fontes hídricas em propriedades rurais no município de Rolante/RS
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
No setor agrário do Estado do Rio Grande do Sul, muitos agricultores têm sofrido prejuízos na condução de suas atividades agropecuárias, devido à irregularidade do regime hídrico, intercalando períodos de estiagens severas com períodos de chuvas intensas, onde a situação de calamidade resultante da catástrofe climática ocorrida recentemente expôs a fragilidade de nossos solos de relevo montanhoso, associada às práticas agrícolas pouco conservacionistas. O município de Rolante/RS, objeto deste projeto, conta com boa disponibilidade hídrica de rios e nascentes. Por outro lado, tem sofrido constantes danos ambientais, como enchentes na zona urbana, deslizamentos de terras, assoreamento dos rios e destruição das plantações por causa das enxurradas. Por conta disso, esse projeto de extensão foi proposto com o objetivo de adotar medidas de recuperação e preservação de nascentes hídricas em algumas propriedades rurais sediadas na zona rural do município de Rolante/RS. A metodologia de execução contempla a identificação dos proprietários de alguns terrenos rurais junto aos órgãos municipais, seguido do seu mapeamento para planejamento das saídas a campo da equipe composta por estudantes bolsistas e voluntários, servidores do campus e funcionários ou gestores das entidades parceiras. Na propriedade, é feito registro das nascentes com potencial para sofrer intervenção, identificação da sua situação de proteção, natural ou construída pelos proprietários e avaliação visual da quantidade e qualidade da água vertida da fonte. Por fim e como principal ação metodológica, são realizadas práticas de recuperação e preservação, como plantio de mudas de árvores nativas para formação de mata ciliar, cujas mudas são obtidas na própria propriedade ou fornecidas pelo horto municipal, cercamento para evitar acesso de animais à fonte, com uso de material fornecido pelo proprietário, limpeza do local e montagem de estrutura para filtrar e coletar a água para os diversos usos na propriedade, com material adquirido com os recursos disponibilizados pelo orçamento do projeto. Como resultado prático imediato, essa ação poderá contribuir para mitigar os impactos ambientais provocados pelas catástrofes climáticas, que são cada vez mais frequentes, em virtude do avançado processo de desequilíbrio ambiental em que o planeta se encontra atualmente. Além disso, esses benefícios, mesmo que pequenos, são difundidos para outras pessoas em outros locais e não apenas aquelas 20 famílias contempladas com o projeto, pois uma vertente que seca na cabeceira de um rio, vai provocar a diminuição da vazão à sua jusante.
Estado da experiência:
Rio Grande do Sul (RS)
Município e Estado da experiência:
Rolante (RS)
Abrangência da experiência:
Municipal - 1 município
Onde a experiência está localizada?
no meio rural
Em que ano se iniciou a experiência?
2023
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Não
Qual o foco prioritário da experiência?
Conservação e convivência com os territórios (campos, florestas, matas, rios e outros)
Como a experiência de conservação e convivência com os territórios (campos, florestas, matas, rios e outros) pode ser identificada?
Cuidado com as águas (rios, mares, açudes etc)
A experiência pode ser associada a quais temas?
Águas e Saneamento
Qual outro?
Manejo inadequado do solo e supressão de matas ciliares.
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Institucional
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Não é possível aferir
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Não é possível aferir
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Sindicalistas
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição das chuvas, Chuvas extremas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Deslizamento de áreas, Alagamento de áreas, Erosão do solo
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Não é possível aferir
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Não é possível aferir
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Não
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Manejo da água, Conservação do solo, Plantio de árvores e reflorestamento
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Não
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Produção de artigos acadêmicos
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
E-mail institucional, Whatsapp, Reuniões nas comunidades
Indique o e-mail institucional:
extensao@rolante.ifrs.edu.br
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Combate (ou combateu) à desinformação