Acesso ao Garantia Safra


O Garantia Safra é uma política pública de âmbito federal que foi institucionalizada, através da Lei n. 10.420, de 10 de abril de 2002, e se integra às ações do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). Está voltada às famílias agricultoras da região do semiárido brasileiro e consiste num benefício direcionado a atender agricultoras e agricultores de baixa renda que tenham perdas iguais ou superiores a 50% nas suas produções agrícolas anuais. O fluxo operacional do Garantia Safra está baseado em cinco etapas: 1º - Reunião do Comitê Gestor; 2º - Adesão dos Estados e Municípios; 3º- Inscrições, Homologações e Adesões das/os agricultoras/es; 4º - Análise da perda de safra; 5º - Pagamento do benefício às famílias agricultoras.
A partir dos desafios observados na etapa do cadastro das famílias agricultoras do município de Ouricuri, o conjunto de organizações atuantes no CMDRS, sendo a maioria da sociedade civil, identificou a necessidade de incidir para uma transformação com relação à operacionalização da política no município. A oportunidade de avançar se deu a partir da força política do CMDRS. Como o Conselho é um espaço atuante no município, onde também está representada a gestão pública, através da Secretaria de Agricultura do município, está sendo possível garantir o respaldo político e social para a efetivação da incidência.
O relatório geral de 2019 observa que: o Programa Garantia-Safra, dentre as Políticas Públicas voltadas para Agricultura Familiar, tem uma peculiaridade de natureza democrática e participativa, tendo em vista o estabelecimento político e gerencial de todas as etapas da implementação. Isso pode ser observado a partir das deliberações do Comitê Gestor, o qual é representado por agentes públicos federais e membros da sociedade civil organizada, atingindo as/os gestoras/es públicas/os estaduais e municipais, conselhos públicos e as/os próprias/os agricultoras/es familiares, motivados pela implementação, desenvolvimento e monitoramento do Programa.
Utilizando-se da natureza democrática e participativa da política, as organizações sociais de Ouricuri se engajaram para garantir a operacionalização das etapas do processo de forma coletiva e transparente, aportando recursos humanos, econômicos e sociais.
As associações rurais passaram a viabilizar o pré-cadastro das famílias residentes nas comunidades do município. O Instituto Pernambucano de Agronomia (IPA) vem contribuindo com a execução do registro, da digitalização e do arquivamento dos documentos para a inscrição das famílias; e o CAATINGA e o Sindicato Rural atuam no processo de mobilização social e na comunicação, com a liberação de pessoas para se dedicarem às atividades. A Secretaria de Agricultura do município também é parceira na facilitação do processo administrativo, disponibilizando recursos humanos e equipamentos para a impressão dos boletos.
É interessante observar que, tão importante quanto a organização da sociedade civil para a operacionalização da política, é o envolvimento do poder público nas esferas municipal, estadual e federal para o cumprimento do aporte financeiro que, somado à contribuição das agricultoras e agricultores, garante o recurso do Fundo Garantia Safra, que é partilhado equitativamente para as famílias que tiverem perdas iguais ou superiores a 50% da sua safra.
O cálculo do valor que cada partícipe aportará é determinado com base na Lei n. 12.766, de 27 de dezembro de 2012, que altera o art. 6º da Lei n. 10.420, de 10 de abril de 2002. A lei define a proporção da contribuição a ser realizada pelas/os agricultoras/es, pelo Município, pelo Estado e pela União. Sendo cada contribuição fundamental para o efetivo pagamento do benefício às agricultoras e agricultores. A falta de pagamento de um dos partícipes compromete a liberação do benefício no município.
Os princípios da metodologia do Garantia Safra possibilitam a constituição de arranjos benéficos no campo das políticas públicas, pois promove o envolvimento das três esferas de governo em conjunto com a sociedade civil, cada uma contribuindo de forma efetiva em todas as etapas do processo, desde o primeiro momento, quando o Comitê Gestor define o valor do benefício anualmente, passando pelas fases de adesão dos estados e municípios, das inscrições e adesões das/os agricultoras/es, até a análise das perdas de safra e, finalmente, chegando nos pagamentos às famílias beneficiárias. Todas as operações se desenvolvem de forma integrativa e participativa.
Em Ouricuri, a participação e o controle social por meio do CMDRS também assegura a resolução de conflitos que ocorrem, geralmente, quando há mudança na gestão municipal. “É através do Conselho que tudo se resolve”, afirma Jane Lopes, do CAATINGA.
No ano agrícola de 2020/2021, Ouricuri teve 7.300 famílias beneficiadas pelo Fundo Garantia Safra, sendo um dos municípios com maior adesão à política em todo o semiárido brasileiro. O reconhecimento público da experiência é crescente e o sucesso da incidência é uma conquista coletiva que resulta de um trabalho realizado de forma gradativa e estratégica num conjunto de ações no âmbito da articulação política, das formações junto às associações e da comunicação popular nas rádios locais.

Referências:

Entrevistas realizadas com Kátia Rejane Holanda Lopes (Jane), 11 jun.;13 jul. 2021.
Relatório Geral Garantia Safra, 2019. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretaria de Política Agrícola, Departamento de Gestão de Riscos.

2. Antecedentes da experiência

2.1 Faça um resumo dos antecedentes da iniciativa.

Em Ouricuri — município localizado no Semiárido Pernambucano, região de desenvolvimento do Sertão do Araripe, com população estimada em 72 mil habitantes, sendo cerca de 50% residente na zona rural —, a circunstância que mobilizou a sociedade civil para incidir sobre o acesso à política pública Garantia Safra foi, principalmente, a falta de transparência que ocorria no processo de cadastro das famílias agricultoras, o que resultava num reduzido número de beneficiárias/os. Os critérios para a adesão ao Fundo não estavam sendo respeitados, de forma que ocorriam indicações políticas para a liberação do recurso em benefício de pessoas que não atendiam às premissas para o cadastro. Por outro lado, muitas famílias agricultoras aptas a aderir ao Garantia Safra não conseguiam acessá-lo devido às dificuldades para realizar as etapas de pré-cadastro e inscrição.

A partir desse contexto, em 2012, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), que atua em Ouricuri desde o ano de 2002, se organizou junto às entidades que o compunham — entre elas as Associações Rurais, o Sindicato de Trabalhadores/as Rurais de Ouricuri, a Secretaria Municipal de Agricultura e o Centro de Assessoria e Apoio a Trabalhadores/as e Instituições Não Governamentais Alternativas (CAATINGA) — para fortalecer a participação social na adesão à política nacional e, consequentemente, estimular a atuação da sociedade civil e das comunidades agricultoras nas decisões políticas do município.

É importante destacar que todo o processo de mobilização e articulação para a realização do pré-cadastro e da inscrição das famílias aptas a receber o benefício é realizado por meio do CMDRS, o qual vem sendo um espaço importante de articulação entre a sociedade civil e o poder público de Ouricuri. Atualmente, o Conselho está sendo coordenado pelo CAATINGA, organização não governamental que integra a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) e há 33 anos atua na região do Sertão do Araripe desenvolvendo ações com foco no fortalecimento da agricultura familiar e na garantia dos direitos da população do semiárido. O direito à alimentação, segurança alimentar e economia familiar, o direito das mulheres e pela equidade de gênero, a cidadania ambiental e a educação contextualizada são os pilares de atuação do Centro.

O processo de organização social para que o acesso ao Garantia Safra ocorresse de forma mais justa e transparente contou com o envolvimento de 145 associações rurais do município. A partir delas está sendo possível garantir o pré-cadastro das famílias de forma descentralizada, o que viabiliza a inserção das agricultoras e agricultores que não têm condições de se deslocar até a sede da secretaria municipal de agricultura para realizar o procedimento. O engajamento das associações se fortalece com a realização de formações junto a essas entidades, por meio de cursos e rodas de conversa realizadas em parceria entre o Sindicato Rural e o CAATINGA, com foco no diálogo sobre os critérios para a adesão à Política.

A mobilização protagonizada pela sociedade civil em Ouricuri para adesão ao Garantia Safra é inédita no município e tem um papel fundamental para assegurar a operacionalização das etapas de pré-cadastro e inscrição, como também de pagamento do benefício às famílias, procedimentos que são realizados com o apoio das associações e articulados por meio do CMDRS.


Referências:


Entrevistas realizadas com Kátia Rejane Holanda Lopes (Jane), 11 jun.; 13 jul. 2021.

Censo IBGE 2010.

3. Participação social e política na experiência

3.3 Como se deu a participação das diferentes organizações da sociedade civil (grupos, coletivos, movimentos sociais e outros) na iniciativa?

As associações rurais viabilizaram o pré-cadastro das famílias residentes nas comunidades do município. O IPA providenciou a execução do registro, da digitalização e do arquivamento dos documentos para a inscrição das famílias; e o CAATINGA e o Sindicato Rural atuaram no processo de mobilização social e na comunicação, com a liberação de pessoas para se dedicarem às atividades. A Secretaria de Agricultura do município facilitou o processo administrativo, disponibilizando recursos humanos e equipamentos para a impressão dos boletos.


3.5 Em que âmbito se deu a participação da sociedade civil?Conselho municipal

3.6 Dentre as pessoas que protagonizaram essa iniciativa, marque o gênero com maior participação:Mulheres

3.7 Dentre as pessoas que protagonizaram essa iniciativa, assinale o grupo racial com maior participação:Pretos/as

3.8 Dentre as pessoas protagonistas, marque o grupo de faixa etária com maior participação:30 - 59 anos

3.10 Como pode ser qualificado o processo de participação da sociedade civil na iniciativa?Muito efetiva (participação substantiva durante todo o processo)

3.13 Quais os resultados, aprendizados e desafios da iniciativa?

Sobre os aprendizados, destaca-se a importância de exercitar o diálogo entre a sociedade civil e o poder público municipal para a construção de parcerias. O esforço na condução de um amplo processo participativo é grande, porém pode garantir resultados muito mais sólidos.

Embora a incidência esteja sendo exitosa, ainda se apresenta como desafio a ampliação da compreensão da população do município sobre o que são políticas públicas, como ter acesso a elas, quais os papéis de cada cidadã/o na política, quais os caminhos e ações a serem tomadas para que ocorram os avanços. Em síntese: como popularizar os conceitos e práticas para o avanço da política pública no município?



NomeCentro de Assessoria e Apoio a Trabalhadores/as e Instituições Não Governamentais Alternativas

Qual o papel da organização na iniciativa?

  • Participante
  • Outro

Qual outro?Coordenação do Conselho de Desenvolvimento Rural

NomeInstituto Pernambucano de Agronomia

Qual o papel da organização na iniciativa?Apoiadora

NomeSecretaria de Agricultura do Município

Qual o papel da organização na iniciativa?Participante

NomeSindicato Rural

Qual o papel da organização na iniciativa?Apoiadora

NomeAssociações Rurais. São 145 associações envolvidas.

Qual o papel da organização na iniciativa?Facilitadora do processo participativo

NomeConselho Municipal do Desenvolvimento Rural

Qual o papel da organização na iniciativa?

  • Mediadora entre sociedade civil e poder público
  • Facilitadora do processo participativo

4. Institucionalidade do processo

4.1 Quais esferas públicas estiveram associadas?Executivo

4.2 A experiência se deu de forma suprapartidária? Sim

4.3 A experiência se deu de forma intersecretarial/intersetorial? Não

4.4 Houve envolvimento de conselhos municipais?Sim

4.5 A experiência resultou em alguma institucionalização?Outro

4.6 A experiência está relacionada a outras políticas públicas municipais?Sim

4.7 A experiência está relacionada a alguma política pública estadual?Sim

4.8 A experiência está relacionada a alguma política pública federal?Sim

Quais conselhos municipais foram envolvidos? Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural

Qual outro?A iniciativa refere-se à participação social na operacionalização do acesso/adesão à política nacional já regulamentada.

Indique qual o nome e/ou número da norma ou instrumento de política pública.Lei nº 10.420, de 10 de abril de 2002,

Qual o estado atual da norma ou instrumento de política pública?Consolidada (existe, há estrutura pública e há orçamento garantido a cada ano)

Há orçamento para execução da política pública?Sim

Qual foi o orçamento executado aproximado em 2020?6.24155

Apresente outras políticas municipais com a qual a experiência está relacionada.Programa Aração da Terra, que é voltado, prioritariamente às famílias atendidas pelo Garantia Safra.

Quais políticas estaduais?O Programa Estadual de Distribuição de Sementes também é voltado, prioritariamente, ao público do Garantia Safra..

Quais políticas federais?

  • Programa Bolsa Família
  • Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)

Anexos

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