AÇÃO EMERGENCIAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL E ENFRENTAMENTO DA COVID -19




A Comissão Pastoral da Terra - CPT, é parte integrante das Pastorais Sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e se faz presente em várias dedioceses, prelazias, paróquias e comunidades eclesiais de base (CEBs), com atuação em 21 regionais e um Secretariado Nacional com sede em Goiânia. A proponente do projeto é a CPT Araguaia que é dependente juridicamente da Prelazia de São Félix do Araguaia.
O presente projeto tem por público alvo o Povo Indígena da Etnia Kanela do Araguaia, Aldeia Nova APUKANU, que atualmente conta com 72 (setenta e duas) famílias, cerca de 432 (quatrocentos e trinta e duas) pessoas.
KANELA DO ARAGUAIA: esse povo foi forçado a deixar seu território originário no estado do Maranhão ainda em 1934, em função dos massacres ocorridos, dos quais foi vítima e buscar refúgio no Vale do Araguaia. As famílias que migraram para aregião viveram no anonimato por cerca de 40 anos sem revelar sua identidade étnica,como condição única de permanecerem vivos. Dada a situação de vulnerabilidade social em decorrência do contexto sócioterritorial em que vive a Etnia Kanela do Araguaia, e agora agravada pela COVID – 19, de modo a minimizar os impactos dessa Pandemia, junto a essa População indígena (Kanela doAraguaia) é que o presente projeto se justifica