Abelhas Produzindo Carne

2. Informações sobre a experiência de agroecologia

Nome da experiência agroecológica:
Abelhas Produzindo Carne

Descrição básica, destacando as ações que compõem a experiência e a finalidade dessas ações.
Há 17 anos criando abelhas nativas sem ferrão no estado de São Paulo (Melípona
quadrifasciata anthidioides; Tetragonisca angustula e Frieseomelitta varia). No ano
de 2019, em meio a pandemia de Covid, resolvemos dar início ao desafio de produzir
carne através das abelhas nativas. Mas, abelhas produzindo carne? Como? O espanto
em relação a esta afirmação é absolutamente coerente uma vez que a maioria da
população relaciona as abelhas a produção de mel, pólen, própolis e enxames.
Porém, esquecem do principal papel delas que é a polinização, base da produção
alimentar global, incluindo-se as frutas. Nossa propriedade, sede do Meliponário
Oásis, já conta com um pomar de frutas raras amplo e diversificado possuindo
mais de 700 variedades de espécies nativas e exóticas, algumas ameaçadas de
extinção. O privilégio de uma área abundante em água nos possibilitou desenvolver
a ideia de uma piscicultura orgânica lastreada exclusivamente na polinização. Uma
cadeia de produção rentável que gera mel, venda de enxames, comercialização
de mudas de frutíferas raras e como produto final peixes que se alimentam de
uma dieta restrita a frutas, no caso tilápia e patinga (um cruzamento entre pacu
e pirapitinga da Amazônia).

Estado/Município da experiência:
São João da Boa Vista (SP)

Abrangência da experiência:
Nacional - 5 ou mais estados

Ano em que a experiência teve início.
4

A experiência ainda está em desenvolvimento?
Sim

A qual(is) categoria(s) a experiência está relacionada?
Iniciativa de construção do conhecimento (ensino, pesquisa e extensão), Iniciativa de gestão coletiva de bens comuns (ex. Ecovilas, experiências comunitárias entre outras), Produção e beneficiamento, Distribuição, comercialização e consumo de alimentos

Como a experiência de produção e beneficiamento pode ser identificada?
Biodinâmico, Convencional, Orgânico (Certificado), Agroecológico

Qual o destino da produção?
Autoconsumo, Comercialização

Quais as principais formas de comercialização?
Grupo de consumo responsável (GCR), compra coletiva, venda de cestas ou CSA, Feira, Restaurante e Cozinhas comunitária, Mercado, quitanda e/ou sacolão

Como a experiência de distribuição, comercialização e consumo pode ser identificada?
Restaurante ou Cozinha comunitária, Feira, Grupo de consumo responsável (GCR), compra coletiva, venda de cestas ou CSA, Mercado, quitanda ou sacolão

Como a experiência de construção do conhecimento (ensino, pesquisa e extensão) pode ser identificada?
Laboratório, Projeto de pesquisa, Projeto de extensão

Como é feita a gestão da experiência?
Individual, Associativa/Cooperativa, Coletiva/Comunitária, Familiar

Gênero - A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:
Igualitário

Raça - A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:
Brancos

Temas de atuação:
Agricultura Urbana e Periurbana, Águas e Saneamento, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Arte, Cultura e Comunicação, Biodiversidade e Bens Comuns, Construção social de Mercados, Cooperativismo e outros arranjos comunitários, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Manejo dos Agroecossistemas, Terra, Território e Ancestralidade

3. Sujeitos envolvidos na experiência

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Apicultoras/es e meliponicultoras/es, Consumidoras/es, Crianças, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Extensionistas rurais e técnicas/os, Juventudes, Pesquisadoras/es, Profissionais de saúde

Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?
1 a 5

Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?
mais de 1000

Faz parte de alguma organização?
Sim

Organizações:
IFSP - Campus São João da Boa vista

Faz parte de alguma rede?
Sim

Indique quais redes faz parte:
Rede de Agroecologia do Leste Paulista

Com que frequência a experiência se reúne com outras organizações e qual a finalidade desses encontros?
Apenas em encontros, Seminários e Congressos quando convocado.

4. Financiamento

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não

6. Comunicação

Telefone:
19 98399-9448

E-mail institucional:
meliponarioasis@gmail.com

Site na internet:
https://www.instagram.com/meliponarioasis/

Instagram:
@meliponarioasis

7. Anexos

Escolha uma foto para divulgação: