A pedagogia da rima no ensino da agroecologia

Este trabalho apresenta uma metodologia denominada pedagogia da rima, desenvolvida a partir da experiência profissional do autor como extensionista rural e docente. Considera-se que a arte se constitui em importante recurso didático no processo ensino-aprendizagem, contribuindo em torná-lo mais eficiente, interessante e prazeroso. É nessa perspectiva que emerge a proposta da pedagogia da rima, que utiliza a musicalidade da rima e o poder de síntese inerente ao verso, na composição de textos que conjuguem linguagem literária e saber técnico-científico. Assim, a pedagogia da rima propõe integrar ciência e poesia, sendo destinada a educadores e educandos. Sistematizando sugestões leves e didáticas de como fazer um poema, a metodologia descortina a perspectiva da síntese de saberes científicos em versos rimados, retomando a ideia do conhecimento como uma aventura prazerosa, instigante e inspiradora. No ensino da agroecologia o verso é essencial, pois estimula a reflexão, o empoderamento do conhecimento e a fixação do saber. Verso é síntese, sintetizar é aprender; é recordar com melodia o essencial do saber. É neste sentido que se pretende expor a metodologia.

Anexos

Anexo 1