
A Arte da Pedagogia do Fazer
2. Informações sobre a experiência de agroecologia
Nome da experiência agroecológica:
A Arte da Pedagogia do Fazer
Descrição básica, destacando as ações que compõem a experiência e a finalidade dessas ações.
A
educação da criança não acontece de forma direta, mas somente quando elas podem
participar progressivamente do trabalho do adulto. Portanto, em um ambiente
ideal, o educador deve se manter ativo, não ensinando diretamente as crianças,
mas trabalhando em atividades necessárias à vida nesse ambiente. A criança
imita o que vê, quando observa o educador movendo
seus braços e pernas no trabalho, sente-se convidada a fazer o mesmo em um
processo de autoeducação.
As
crianças participam de todas as etapas juntamente com o professor de
agroecologia e o professor de classe. Este último pode levar as crianças
diariamente para acompanhar o desenvolvimento do plantio. Sempre que possível,
é muito importante a participação das famílias, seja na preparação do solo, na
dinamização dos preparados, ou na colheita.Além disso, é
importante desenvolver o princípio que os espaços da escola são de todas as
crianças e jovens.
Os
estudantes são inseridos, desde o início de sua escolarização, nos processos
desenvolvidos em todos os âmbitos da escola, participando de acordo com sua
faixa etária da proposta de trabalho e sugerindo itens a serem produzidos na
escola.
As
atividades são realizadas conforme a faixa etária, o período do ano, a
disponibilidade de recursos e o espaço da escola. Os espaços são cuidados de
acordo com a realidade de cada escola. Assim, pode ser feito o plantio de mudas
de árvores nativas e frutíferas e o plantio de culturas anuais. Preparação
canteiros, jardineiras e vasos para o plantio de ervas medicinais e temperos. Construção
de berçários para a produção de mudas de hortaliças, ou plantio de mudas
diretamente nos canteiros. Formação da composteira a partir das sobras de
lanches. Coletas de folhas dos jardins e quintais para a cobertura vegetal das
áreas de plantio. Cuidados com animais com diferentes propósitos.
Ao longo
das atividades, são abordadas questões referentes à importância da alimentação
saudável, de se conhecer a origem dos alimentos consumidos e a forma como estes
foram produzidos. Assim começam a surgir discussões ligadas à agroecologia e à
valorização do agricultor. Além disso, o espaço da produção de alimentos
(jardim, quintal, horta, pomar) passa a ser palco para observações,
experimentações e atividades ligadas às diversas disciplinas escolares,
tornando-se um espaço para aulas mais agradáveis, lúdicas e ao ar livre dentro
da escola.
A
Pedagogia Waldorf, procura propiciar à criança a experimentação ampla das
possibilidades que seu processo de amadurecimento pode proporcionar. Assim, a
criança pode usufruir com muita alegria de cada nova conquista no seu caminho
de adaptação e conhecimento do mundo. Entende-se que a qualidade sempre tem
mais valor do que a quantidade. O educador Waldorf deve buscar uma profunda
compreensão antropológica e pedagógica do processo evolutivo do ser humano,
criar o ambiente que atenda às necessidades da criança.
Estado/Município da experiência:
Holambra (SP)
Abrangência da experiência:
Municipal - 1 município
Ano em que a experiência teve início.
2019
A experiência ainda está em desenvolvimento?
Sim
A qual(is) categoria(s) a experiência está relacionada?
Iniciativa de construção do conhecimento (ensino, pesquisa e extensão), Distribuição, comercialização e consumo de alimentos, Gestão de resíduos sólidos orgânicos (compostagem)
Qual ou quais outro(s)?
Vai depender da instância que considerarmos
Como a experiência de distribuição, comercialização e consumo pode ser identificada?
Instituto de economia solidária, Outro, Grupo de consumo responsável (GCR), compra coletiva, venda de cestas ou CSA, Feira
Qual ou quais outra(s)?
A agroecologia no desenvolvimento das crianças e jovens na educação básica
Como a experiência de construção do conhecimento (ensino, pesquisa e extensão) pode ser identificada?
Outro
Qual ou quais outra(s)?
A agroecologia no desenvolvimento das crianças e jovens na educação básica
Como é feita a gestão da experiência?
Associativa/Cooperativa
Gênero - A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:
Igualitário
Raça - A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:
Outro
Qual ou quais outro(s)?
Vai depender da instância que considerarmos
Temas de atuação:
Agricultura Urbana e Periurbana, Agrotóxicos e Transgênicos, Águas e Saneamento, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Arte, Cultura e Comunicação, Biodiversidade e Bens Comuns, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Terra, Território e Ancestralidade
3. Sujeitos envolvidos na experiência
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Consumidoras/es, Crianças, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Juventudes
Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?
mais de 100
Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?
de 301 e 500
Faz parte de alguma organização?
Não
Faz parte de alguma rede?
Sim
Indique quais redes faz parte:
Rede de Agroecologia do Leste Paulista
Com que frequência a experiência se reúne com outras organizações e qual a finalidade desses encontros?
Frequência: mensalmente
Finalidade: compartilhar as diferentes experiências
4. Financiamento
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não
6. Comunicação
Telefone:
(19) 3802-1177 / Celular : 55 19 99882-8351
E-mail institucional:
conselhopedagogico@escolawaldoracalanto.com .br
Site na internet:
http://www.escolawaldorfacalanto.com.br/
Facebook:
https://www.facebook.com/escolawaldorfacalantoholambra/
Instagram:
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YouTube:
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