A Arte da Pedagogia do Fazer
A educação da criança não acontece de forma direta, mas somente quando elas podem participar progressivamente do trabalho do adulto. Portanto, em um ambiente ideal, o educador deve se manter ativo, não ensinando diretamente as crianças, mas trabalhando em atividades necessárias à vida nesse ambiente. A criança imita o que vê, quando observa o educador movendo seus braços e pernas no trabalho, sente-se convidada a fazer o mesmo em um processo de autoeducação.
As crianças participam de todas as etapas juntamente com o professor de agroecologia e o professor de classe. Este último pode levar as crianças diariamente para acompanhar o desenvolvimento do plantio. Sempre que possível, é muito importante a participação das famílias, seja na preparação do solo, na dinamização dos preparados, ou na colheita. Além disso, é importante desenvolver o princípio que os espaços da escola são de todas as crianças e jovens.
Os estudantes são inseridos, desde o início de sua escolarização, nos processos desenvolvidos em todos os âmbitos da escola, participando de acordo com sua faixa etária da proposta de trabalho e sugerindo itens a serem produzidos na escola.
As atividades são realizadas conforme a faixa etária, o período do ano, a disponibilidade de recursos e o espaço da escola. Os espaços são cuidados de acordo com a realidade de cada escola. Assim, pode ser feito o plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas e o plantio de culturas anuais. Preparação canteiros, jardineiras e vasos para o plantio de ervas medicinais e temperos. Construção de berçários para a produção de mudas de hortaliças, ou plantio de mudas diretamente nos canteiros. Formação da composteira a partir das sobras de lanches. Coletas de folhas dos jardins e quintais para a cobertura vegetal das áreas de plantio. Cuidados com animais com diferentes propósitos.
Ao longo das atividades, são abordadas questões referentes à importância da alimentação saudável, de se conhecer a origem dos alimentos consumidos e a forma como estes foram produzidos. Assim começam a surgir discussões ligadas à agroecologia e à valorização do agricultor. Além disso, o espaço da produção de alimentos (jardim, quintal, horta, pomar) passa a ser palco para observações, experimentações e atividades ligadas às diversas disciplinas escolares, tornando-se um espaço para aulas mais agradáveis, lúdicas e ao ar livre dentro da escola.
A Pedagogia Waldorf, procura propiciar à criança a experimentação ampla das possibilidades que seu processo de amadurecimento pode proporcionar. Assim, a criança pode usufruir com muita alegria de cada nova conquista no seu caminho de adaptação e conhecimento do mundo. Entende-se que a qualidade sempre tem mais valor do que a quantidade. O educador Waldorf deve buscar uma profunda compreensão antropológica e pedagógica do processo evolutivo do ser humano, criar o ambiente que atenda às necessidades da criança.