Espaço Agroecológico MPA-MOVIVE

VOLTAR


O “Espaço Agroecológico MPA-MOVIVE” é fruto da parceria entre o Movimento dos Pequenos Agricultores do Espírito Santo (MPA/ES) e o Instituto MOVIVE (Organização da Sociedade Civil, localizada na divisa dos bairros de Itapuã e Praia da Costa - Vila Velha).
Motivado por voluntárias de ambas as entidades, o projeto se propõe a abrir a casa MOVIVE, em sua garagem-quintal, para a vizinhança, semanalmente, permitindo envolvimento direto da comunidade com a Agroecologia. Todas as quintas-feiras, pela manhã, o caminhão do MPA chega da zona rural, abastecendo a cidade com afetos, saberes, alimentos de qualidade e livres de veneno. A formatação difere-se de uma feira ou comércio convencional, visto que há uma corresponsabilidade entre a freguesia MOVIVE e os membros do MPA, pois o pedido é feito sob encomenda, com até três dias de antecedência, havendo comprometimento, sensibilidade e lealdade entre ambos os lados. 
A casa MOVIVE, portanto, funciona, nesse projeto, como um ponto de apoio e irradiação da cultura agroecológica, fortalecendo a integração comunitária e fomentando a Agenda 2030 da ONU, com a adesão de vários “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, principalmente os ODS’s: 2) Fome Zero e Agricultura Sustentável; 3) Saúde e Bem Estar e; 12) Consumo e Produção Responsáveis.
Com a chegada da pandemia, o dia 02/Abril/2020 foi marcado como o último momento presencial da experiência na casa MOVIVE, sendo que após esta data, houve uma reorganização para atendimento ‘delivery’. Esta modalidade vem cumprindo a função de escoamento e comercialização dos cultivos familiares do MPA, no entanto, tende a esvaziar o valor da integração comunitária. 
Temos um grupo no whatsapp, que, antes, funcionava exclusivamente para a logística de pedidos e, agora, vem abrindo espaço para diálogos sobre a nossa causa. Reconhecemos que esta não é a melhor estratégia e, portanto, estamos preparando, junto às lideranças rurais e urbanas do MPA, um evento de formação online, participativo, direcionado aos consumidores, para que os mesmos sintam-se mais integrados à rede e que compreendam a Agroecologia, o Campesinato, o Bem Viver e outros temas afins, passando a tornarem-se polinizadores da Rede Bem Viver (MPA/ES), durante e após a pandemia. 

Anexos

Ano de publicação
2020
Última atualização
03/11/2020
Mapeamento
Experiências em Comida de Verdade
Abrangência
Local: em comunidades no município: , , , , , , , , , , , , ,
Sites
Organização de referência
Instituto MOVIVE em parceria com o MPA - Movimento dos Pequenos Agricultores do Espírito Santo
Áreas Temáticas