Construção de barragens subterrâneas
O Coletivo ASA Cariri Oriental realiza acompanhamento às famílias agricultoras em transição agroecológica mediante capacitações e ações em parceria com a Prefeitura Municipal. Uma das atividades destacadas deste processo é a construção de barragens subterrâneas, uma tecnologia de captação de água muito utilizada na região Nordeste, que consiste no barramento da água superficial com intuito de acumulá-la no perfil do solo.
Anexos
Caracterização territorial/geográfica
- Bioma relacionado
- Caatinga
- Região
- Nordeste
- População total do município
- 16888
- População rural
- 4882
- População urbana
- 12006
Caracterização básica da experiência
- A iniciativa segue em curso?
- Não
- Período de execução (mês/ano)
- 2018-2019
- Estimativa de público beneficiário
- 2 famílias
- Destaque/Observação
-
A construção das barragens subterrâneas exige recursos para a escavação da vala e para a compra de materiais como lona plástica para a impermeabilização
Perfil geral da Experiência
- Tipo de iniciativa
- Ação, política ou programa governamental que apoia diretamente agricultores/as, grupos, coletivos e iniciativas da sociedade (PPAA)
- Principal ente financiador
- Sociedade Civil (SC)
- Municipal (M)
- Principal ente executor/gestor
- Municipal (M)
- Sociedade Civil (SC)
- Temas do projeto Municípios Agroecológicos
- Cisternas e outras políticas de estocagem de águas
- Ano de publicação
- 2020
- Última atualização
- 02/11/2020
- Mapeamento
- Políticas Públicas Municipais em Agroecologia
- Área Temática
-