Pesquisa-ação Comida de Verdade nas Escolas – Experiências do PNAE

Experiências

O projeto Comida de Verdade nas Escolas do Campo e da Cidade é uma iniciativa de pesquisa sobre a inserção de produtos da agricultura familiar e agroecológicos na alimentação escolar brasileira, um dos critérios de aquisição previstos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A Pesquisa-ação sobre experiências de acesso ao PNAE é coordenada pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), em diálogo com redes de agroecologia de 9 municípios brasileiros.

A proposta do Comida de Verdade é, portanto, analisar casos no desenvolvimento do Pnae, buscando entender os desafios, os avanços e as inovações na sua implementação, tanto na perspectiva das organizações da agricultura familiar quanto dos gestores públicos. Para isso, serão sistematizados nove estudos de casos realizados em sete municípios dos estados da Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná e Rio de Janeiro.

O estudo está sendo desenvolvido junto com atores locais (comunidade escolar, agricultores/as familiares e suas organizações, gestores/as públicos/as, funcionários/as da administração pública envolvidos/as com a execução do Pnae, por exemplo). Espera-se esclarecer três questões: como tem ocorrido a compra e venda dos produtos da agricultura familiar; quais os obstáculos e como estão sendo enfrentados; e que estratégias estão sendo adotadas para potencializar/qualificar compras e fortalecer a agroecologia nos territórios.

13

Fichas cadastradas*

*Este número representa somente o total de fichas com autorização para publicação.

13

Experiências mapeadas

Galeria de Imagens

Publicações

Boletim

Experiência de acesso ao PNAE

Boletim 2 - Comida de Verdade nas Escolas do Campo e da Cidade: Agroecologia e Alimentação Escolar

Alimento, Segurança e Soberania Alimentar Construção social de Mercados Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico Políticas Públicas e fomento

2022

Boletim

Experiência de acesso ao PNAE

Boletim 1 - Comida de Verdade nas Escolas do Campo e da Cidade: Agroecologia e Alimentação Escolar

Alimento, Segurança e Soberania Alimentar Construção social de Mercados Cooperativismo e outros arranjos comunitários Economia Solidária e outras economias Políticas Públicas e fomento

2022