REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA EDUCATIVA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ÁREA DE CIÊNCIAS AGRO-AMBIENTAIS
A Universidade do Estado de Mato Grosso desenvolve desde 2001 o Programa de Ciências Agro-ambientais (PCAA), com o intuito de capacitar recursos humanos para o desenvolvimento do interior do estado d...
Olhares e reconhecimentos a experiência do NEPPAS na reconstrução do conhecimento na UAST UFRPE
Este artigo busca apresentar a experiência e desafios vivenciados pelo Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas Agroecológicas do Semiárido- NEPPAS da Universidade Federal Rural de Pernambuco na U...
Ênfase agroecológica na formação de indígenas: a experiência do Curso Tecnico em Agroecologia dos Povos Indigenas
A dinâmica de colonização da região sudeste do Pará trouxe uma série de
contradições (sociais, ambientais, culturais), principalmente, pela implantação de grandes
projetos (rodoviários, h...
Curso de Agronomia com Ênfase em Agroecologia e Sistemas Rurais Sustentáveis (UFSCar/Pronera)
O presente artigo tem como objetivo apresentar os pressupostos teóricos, metodológicos e pedagógicos do curso de agronomia com ênfase em agroecologia e sistemas rurais sustentáveis oferecido pela...
AGROECOLOGIA EM TERRAS INDÍGENA: UMA NOVA VISÃO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CAMPO
O Curso Técnico em Agroecologia da Escola Estadual Indígena Tupinambá Serra do Padeiro, Buerarema/BA, permanente e prioritariamente pensado como importante parte das políticas de promoção do pro...
Relato de experiência de princípios agroecológicos desenvolvidos na Pedagógica da Alternância da Casa Familiar Rural de Breves
Relato de experiência realizada na Casa Familiar Rural de Breves localizada na Reserva Ambiental do Mapuá, arquipélago de Marajó, apresentando estratégias de ensino apoiados na pedagogia da alter...