Aula de campo interdisciplinar: estratégia para o ensino-aprendizagem em agroecologia
O presente trabalho relata uma experiência em construção, vivenciada por docentes e alunos do IFRN, campus Ipanguaçu, no âmbito do curso técnico de Agroecologia. A proposta objetiva transcender ...
Curso de Especialização em Educação do Campo, agroecologia e questões pedagógicas
Em uma perspectiva de apresentação preliminar de uma experiência exitosa de formação em acordo com princípios dito “agroecológicos”, este artigo pretende inicialmente alcançar dois propós...
A construção de saberes e sabores agroecológicos: relato de experiência docente no Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Milton Santos, no Assentamento Terra Vista em Arataca- Bahia.
O Território Litoral Sul e Baixo Sul da Bahia é caracterizado por possuir uma paisagem agroflorestal, formada por remanescentes do bioma Mata Atlântica e pelo agroecossistema Cacau - Cabruca presen...
A Construção e Animação Cultural e Parcerias Públicas e Comunitárias na Escola Família Agrícola Paulo Freire e Comunidade do Entorno'
Este é o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Especialização em
Pedagogia da Alternância e Educação do Campo FAE/UFMG/REDE CEFFAs, desenvolvido
através do Projeto de Pesquisa...
Práticas Agroecológicas no Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Sudoeste da Bahia – Cetep/Itororó
A prática profissional constitui uma atividade articuladora entre o ensino, a pesquisa e a extensão, balizadores de uma formação articulada, universal e integral de sujeitos para atuar no mundo em...
Aprendizagem da agroecologia no IFPR Campo Largo como base para educação ambiental com as comunidades escolares da região
O objetivo central deste trabalho foi a implantação participativa de locais para
experimentação prática no curso técnico em agroecologia, no contexto da formação de estudantes, através da ap...