
Cumbarusando Mato Grosso
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Cumbarusando Mato Grosso
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
O projeto “CUMBARUSANDO MATO GROSSO", propõe estruturar funcionalmente a cadeia de valor do cumbaru nos territórios da Grande Cáceres e da Baixada Cuiabana, visando reforçar a operacionalidade das organizações, ampliando a capacidade de armazenamento e processamento, além de produzir mais conhecimentos como alternativas de uso múltiplo do cumbaru, subprodutos e de seus resíduos, na perspectiva de melhoria de renda para as famílias a partir dos investimentos durante o primeiro ano de execução desse plano de ação aglutinado entre as Cooperativas Coopernossasenhora e Coorimbatá, a Associação Centro de Tecnologia Alternativa-CTA e o Grupo Jovens Vivendo no Campo-JVC.
Estado da experiência:
Mato Grosso (MT)
Município e Estado da experiência:
Nossa Senhora do Livramento (MT)
Abrangência da experiência:
Estadual - 5 ou mais municípios
Onde a experiência está localizada?
no meio rural
Em que ano se iniciou a experiência?
2023
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Não
Qual o foco prioritário da experiência?
Produção e beneficiamento
Qual o destino da produção?
Comercialização
Quais as principais formas de comercialização?
Feira, Cestas agroecológicas e delivery
A experiência pode ser associada a quais temas?
Outros
Qual outro?
Plano de Gestão de Cadeia de Valor de Produtos da Sociobiodiversidade
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Em rede
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Mulheres (Cis/Trans)
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Assentadas/os de Reforma Agrária, Povos e Comunidades Tradicionais
Identifique qual(is) o(s) povo(s) e comunidade(s) tradicional(is) participa(m) da construção desta experiência:
Extrativistas, Morroquianos
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma consolidada
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Diminuição das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Aumento da temperatura, Aumento de doença nos humanos (cardíacas, diminuição de imunidade, adoecimento mental), Piora na qualidade do ar
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 10 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Outro
Qual(is) outro(s)?
Cerrado
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)
Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Organização de grupos e comunidades, Outro
Qual(is) outro(s)?
Utilização sustentável do Cumbaru (Baru) como alternativa de renda.
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim
Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
80% dos beneficiários/as do projeto são mulheres. São elas que fazem a coleta e o beneficiamento do cumbaru. Realizam a produção de derivados como pães, bolos, biscoitos, bombons, castanha torrada, licores, entre outros.
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Não
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Não foi desenvolvida nenhuma ação ou produto de comunicação
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Facebook, Feiras, Reuniões nas comunidades
Indique nome de usuário ou link do Facebook:
Coopernossasenhora
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Não