Vitrine tecnológica PAIS: geração e transferências de conhecimentos agroecológicos

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Vitrine tecnológica PAIS: geração e transferências de conhecimentos agroecológicos

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
O projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) traz para a sociedade oportunidade de conhecimento e experiência com os sistemas de produção de base agroecológica junto à universidade. O objetivo do projeto, é através da unidade permanente na geração e difusão de Tecnologia Social PAIS apresentar o sistema como uma oportunidade de renda para agricultura familiar, em especial pequeno porte. O trabalho foi desenvolvido na UTFPR campus Santa Helena, oeste do Paraná, e consiste num espaço de produção vegetal e animal de base agroecológica aberto à comunidade interna e externa. Entre as ações desenvolvidas, foi criada a feira justa, que propôs levar os alimentos produzidos até a comunidade acadêmica, através da troca de alimentos por sementes. Como forma de vitrine agroecológica, o projeto recebeu visitas de instituições de ensino, e também participou como stand de apresentação no evento Ruraltech 2023, recebendo clubes de mães, empresas do ramo agrícola, grupo de escoteiros, pequenos produtores e representantes da reitoria e Itaipu. O projeto é referência aos visitantes, e expõe a produção de base agroecológica de forma aplicável. Acompanhar a satisfação da sociedade em visitar o projeto e saber que a agricultura agroecológica promove resultados é imensamente gratificante. Também realizamos oficinas práticas e dias de campo. A colheita dos produtos são entregues ao Restaurante Universitário, assim toda a comunidade acadêmica tem acesso ao alimento sem agrotóxicos e de muita qualidade,

Estado da experiência:
Paraná (PR)

Município e Estado da experiência:
Santa Helena (PR)

Abrangência da experiência:
Intermunicipal - até 4 municípios

Quais municípios esta experiência abrange?
Entre Rios do Oeste (PR), Foz do Iguaçu (PR), Missal (PR), Santa Helena (PR)

Onde a experiência está localizada?
no meio urbano em cidades pequenas (com menos de 50 mil habitantes)

Em que ano se iniciou a experiência?
2022

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Não

Qual o foco prioritário da experiência?
Iniciativas de construção do conhecimento

Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Projeto de extensão

A experiência pode ser associada a quais temas?
Agrotóxicos e Transgênicos, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Biodiversidade e Bens Comuns, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Manejo dos Agroecossistemas

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Institucional

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultores/as não-familiares, Apicultoras/es e meliponicultoras/es, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma consolidada

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Chuvas extremas, Deslizamento de áreas, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Alagamento de áreas, Erosão do solo, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades animais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais agrícolas, Desaparecimento de espécies e variedades animais (criação animal), Aumento de plantas espontâneas, Aumento de doenças nas plantas (moscas, protozoários, fungos etc), Piora na qualidade do ar

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 5 anos

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Não é possível aferir

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim

Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)

Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Compostagem, Conservação do solo, Diversificação e consórcio de culturas

Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Organização de grupos e comunidades, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Não

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Organização de rede de comunicadoras/es populares, Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de matérias, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais, Produção de revista, Produção de artigos acadêmicos, Produção de livro ou cartilha, Assessoria de imprensa

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não

Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
E-mail institucional, Instagram, Whatsapp

Indique o link do site:
https://www.instagram.com/pais_utfpr_/

Indique o e-mail institucional:
marialuizabet@alunos.utfpr.edu.br

Indique nome de usuário ou link do Instagram:
@pais_utfpr_

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim

Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Contribui (ou contribuiu) com as ações de elaboração de políticas públicas, Combate (ou combateu) à desinformação, Contribui (ou contribuiu) para a captação de recursos

Anexos

Anexe projetos, trabalhos científicos, divulgação ou outros documentos que achar importante.

SEURS 2025 RESUMO

ARTIGO PUBLICADO EM REVISTA DE EXTENSÃO NEXUS

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO XCIA PORTUGAL

Anexe fotos para representar a experiência:

Avaliação da pesquisa com plantio de mandioca

Maria luiza bet

Distribuição de mudas de tomate feitas no projeto para o Restaurante Universitário

Maria luiza bet

Presença do projeto na EXPOSANTAHELENA 2024 (PROFESSORA ORIENTADORA: ANA REGINA DAHLEM ZIECH E ALUNA BOLSISTA: MARIA LUIZA BET

Maria luiza bet

Visitas de alunos do municipio no projeto

Maria luiza bet

Estudos no projeto

Maria Luiza Bet

Presença da aluna bolsista no X Congresso Internacional de Agroecologia em PORTUGAL

Maria Luiza Bet

PROJETO PAIS

RURALTECH

Consórcio de um dos canteiros

Maria Luiza Bet