Sistemas Agroflorestais de produção, de restauração e pedagógicos
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Sistemas Agroflorestais de produção, de restauração e pedagógicos
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
Realizamos plantios de sistemas Agroflorestais para a produção agroecológica com uma ênfase maior na horta e na cultura do café; e para restauração de matas ciliares e conexões entre fragmentos florestais.
Estes Sistemas são manejados: 1-em vivências onde os participantes fazem e trocam seus saberes; 2-com as escolas que vivenciam a educação ambiental dessa forma, experienciando, fazendo; 3-manejados com a equipe da fazenda.
Estado da experiência:
São Paulo (SP)
Município e Estado da experiência:
São Joaquim da Barra (SP)
Abrangência da experiência:
Intermunicipal - até 4 municípios
Quais municípios esta experiência abrange?
Morro Agudo (SP), São Joaquim da Barra (SP)
Onde a experiência está localizada?
no meio rural
Em que ano se iniciou a experiência?
1997
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim
Qual o foco prioritário da experiência?
Produção e beneficiamento
Qual o destino da produção?
Autoconsumo, Doações, Troca, Comercialização
Quem são os beneficiários das doações?
Famílias em situação de vulnerabilidade
Com quem são feitas as trocas?
Outras/os agricultoras/es
Quais as principais formas de comercialização?
Grupos de consumo e CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura), Outro
Qual outro?
Venda direta
A experiência pode ser associada a quais temas?
Manejo dos Agroecossistemas
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Familiar
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Brancos
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultores/as não-familiares
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma consolidada
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Perda de produção, Diminuição das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Aumento da temperatura, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais nativas, Piora na qualidade do ar
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 10 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Florestas, Matas, Rios, Açudes
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Barraginhas ou caixas de contenção de enxurradas (caixas secas), Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Manejo da água, Fossa bananeira, Compostagem, Tratamentos ecológicos de esgoto doméstico (biofossas, fossa ecológica, círculo de bananeira etc), Conservação do solo, Diversificação e consórcio de culturas, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Salvaguarda de sementes, Pecuária sustentável, Manutenção de Reserva Legal e APP, Gestão ambientalmente adequada de resíduos sólidos secos (separação para coleta seletiva e reciclagem)
Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Criação de Planos de Gestão de Risco, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim
Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
Há membros da experiência atuando em redes de sistemas Agroflorestais, de educação ambiental, e de cultura, para que o tema das mudanças climáticas atravesse e dialogue com estes temas principais de cada rede, ou grupo.
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais, Produção de artigos acadêmicos
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Sim
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, Whatsapp, Feiras
Indique o link do site:
mutirao@mutiraoagroflorestal.org.br
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
fazendasaoluiz_
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Contribui (ou contribuiu) com as ações de elaboração de políticas públicas, Outros
Qual outro?
Contribuiu para informar os consumidores urbanos sobre os impactos positivos dos sistemas de produção agroecológicos