Escola Giramundo de Agroecologia e Saberes Essenciais para a Vida

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Escola Giramundo de Agroecologia e Saberes Essenciais para a Vida

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
A Escola Giramundo de Agroecologia e Saberes Essenciais para a Vida é uma iniciativa formativa que surge da urgência de compreender e enfrentar, de maneira crítica e transformadora, os múltiplos desafios sociais, ambientais e econômicos aprofundados pelos efeitos das mudanças climáticas. A Escola propõe a construção coletiva de conhecimentos sobre Agroecologia, sustentabilidade, saúde, territórios, conflitos socioambientais, Memória Biocultural e Modos de Vida Sustentáveis. Seu objetivo é formar sujeitos comprometidos com a transição para uma sociedade mais justa, ecológica e solidária, por meio de uma pedagogia baseada no diálogo de saberes, na educação popular e na vivência territorial.

A modalidade online da Escola é composta por um programa de formação distribuído em 10 módulos temáticos. Os módulos podem ser cursados de forma avulsa, combinada ou integral. A formação é conduzida por educadoras/es e pesquisadoras/es de reconhecida trajetória nacional e internacional, promovendo uma abordagem crítica e integrada sobre as transformações necessárias frente à crise climática e socioambiental.

A Escola Física está em fase de implementação no antigo bairro Colônia Santa Marina, zona de agricultura tradicional de Botucatu (SP), em parceria com a Associação Paineira. O local abriga um extenso banco de sementes e mudas crioulas, formado por variedades adaptadas às mudanças climáticas, que serão preservadas, cultivadas e multiplicadas pela Escola como estratégia de resiliência agroalimentar. Este território será também um espaço de vivência, aprendizagem e intercâmbio, promovendo a revalorização dos saberes locais e o fortalecimento da produção agroecológica com base na autonomia, biodiversidade e justiça ambiental.

As ações formativas e produtivas da Escola darão seguimento a um histórico de 26 anos de atividades desenvolvidas pelo Instituto Giramundo. Na Escola física, as atividades incluirão oficinas, dias de campo, feiras agroecológicas, vivências e encontros comunitários, além da produção de materiais educativos como cartilhas, vídeos e fichas técnicas. A implementação do Sistema Integrado de Produção Agroecológica (SIPA) tornará o espaço um laboratório vivo de práticas sustentáveis, articulando hortas, agroflorestas, viveiros, sistemas de captação de água e outras tecnologias sociais voltadas à mitigação e adaptação às mudanças climáticas. A metodologia aplicada baseia-se na educação popular, pedagogia da alternância e pesquisa-ação, favorecendo a construção coletiva de soluções frente às vulnerabilidades ambientais e sociais.

A Escola atua como articuladora de processos de transição agroecológica e de fortalecimento de territórios resilientes às mudanças climáticas. Por meio de metodologias participativas e do envolvimento com redes como a Articulação Paulista de Agroecologia (APA) e o projeto Redefort da Embrapa, a Escola desenvolverá ações de monitoramento de indicadores de sustentabilidade, promovendo a geração de dados, a sistematização de experiências e o intercâmbio entre comunidades, universidades e movimentos sociais. Com isso, consolida-se como um espaço estratégico para o enfrentamento da crise climática e a construção de futuros sustentáveis no campo e na cidade.

Estado da experiência:
São Paulo (SP)

Município e Estado da experiência:
Botucatu (SP)

Abrangência da experiência:
Nacional - 5 ou mais estados

Onde a experiência está localizada?
não se aplica

Em que ano se iniciou a experiência?
2020

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim

Qual o foco prioritário da experiência?
Iniciativas de construção do conhecimento

Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Atividades de formação e capacitação

A experiência pode ser associada a quais temas?
Agricultura Urbana e Periurbana, Agrotóxicos e Transgênicos, Águas e Saneamento, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Arte, Cultura e Comunicação, Biodiversidade e Bens Comuns, Campesinato, Povos, Comunidades Tradicionais e outros modos de vida, Construção social de Mercados, Cooperativismo e outros arranjos comunitários, Economia Solidária e outras economias, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Impactos das grandes obras, empreendimentos e outras violências, Juventudes, Manejo dos Agroecossistemas, Mulheres e Feminismos, Políticas Públicas e fomento, Práticas de Cuidado em Saúde e Medicina Tradicional, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais, Terra, Território e Ancestralidade

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Associativa/Cooperativa

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Mulheres (Cis/Trans)

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Consumidoras/es, Educadoras/es e professoras/es, Extensionistas rurais e técnicas/os, Integrantes de ONGs e profissionais autônomos, Juventudes, Movimentos sociais

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Perda de produção, Diminuição das chuvas, Aumento das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Chuvas extremas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Aumento da temperatura, Erosão do solo, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais agrícolas, Desaparecimento de espécies e variedades animais (criação animal), Aumento de doenças nas plantas (moscas, protozoários, fungos etc), Aumento de doenças nas criações animais

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 5 anos

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim

Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Florestas, Matas, Rios, Lagoas, Açudes

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)

Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Barraginhas ou caixas de contenção de enxurradas (caixas secas), Caixas cheias (recuperação e manejo de brejos e áreas alagadas), Bioágua, Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Manejo da água, Fossa bananeira, Compostagem, Tratamentos ecológicos de esgoto doméstico (biofossas, fossa ecológica, círculo de bananeira etc), Conservação do solo, Diversificação e consórcio de culturas, Cisternas e captação de água de chuva, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Salvaguarda de raças crioulas de animais, Salvaguarda de sementes, Tração animal, Manutenção de Reserva Legal e APP, Gestão ambientalmente adequada de resíduos sólidos secos (separação para coleta seletiva e reciclagem)

Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Criação de Planos de Gestão de Risco, Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Cuidados à saúde, Assessoria e suporte à comunidades vulneráveis, Democratização e ampliação do acesso político de grupos minoritários a espaços de poder, Organização de grupos e comunidades, Participação no mercado de carbono, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim

Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
Construção de políticas públicas para a gestão dos Recursos Hidricos no território. Criação de lei que estipula um "território agroecológico". Campanhas regionais contra retrocessos no direito ambiental.

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Produção de matérias, Produção de vídeos, Produção de podcast, Divulgação nas redes sociais, Produção de artigos acadêmicos, Produção de livro ou cartilha, Assessoria de imprensa

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não

Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Site, Instagram, Whatsapp, Reuniões nas comunidades

Indique o link do site:
www.mutuando.org.br

Indique nome de usuário ou link do Instagram:
@giramundomutuando

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim

Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Contribui (ou contribuiu) com as ações de elaboração de políticas públicas, Combate (ou combateu) à desinformação, Contribui (ou contribuiu) para a captação de recursos

Anexos

Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
ver materiais disponibilizados aqui: https://drive.google.com/drive/folders/0B8XkJ8S1BhtvcUFhVVl3bXZfUjQ?resourcekey=0-SLR--lMoA0Qi3RJyHRJs1Q
ver aspectos gerais com fotos do local da Escola Física aqui: https://wwoofbrasil.org/pt/host/54513-somos-uma-agrovila-agroecologica-com-praticas-em-permacultura-e-bioconstrucao

Anexe projetos, trabalhos científicos, divulgação ou outros documentos que achar importante.

Projeto Executivo Escola

Artigo Pedagogia do Alimento

Anexe fotos para representar a experiência:

Escola Física

Instituto Giramundo

Escola Física 2

Instituto Giramundo

Curso Educadores Agroflorestais com MST

Instituto Giramundo