Núcleo de Estudos e Extensão em Agroecologia

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Núcleo de Estudos e Extensão em Agroecologia

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
Um núcleo de estudos em agroecologia foi fundado em 2010, tendo sido apoiado pela primeira vez em 2011 com recursos do MEC. Posteriormente, nas chamadas MCTI/MEC/MAPA/CNPq nº 46/2012 e MCTI/MAPA/CNPq nº 02/2016, foi montado um CVT Agroecologia. Após o encerramento desses projetos, continuou-se atuando com recursos de iniciação científica e de extensão do próprio IFSertãoPE.

Como fruto desse esforço, houve uma multiplicação de núcleos de extensão no campus a partir do CVT Agroecologia, que serviu de berço. Alguns desses núcleos são coordenados pelos próprios proponentes, como, por exemplo:

Núcleo de Extensão em Agroecologia: @nea.ifsertaopecpzr

Núcleo de Educação Ambiental: Trilha Ecológica Inclusiva: @trilhaecologicaifcpzr

Horto Medicinal Orgânico: @hortomedicinalorganico

Núcleo de Ensino de Ciência do Solo: @labsolo.ifcpzr

Núcleo de Tecnologias Sociais

Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE): @napne.cpzr

Esses núcleos receberam 1.100 visitantes em 2024, incluindo estudantes de outras escolas do município e de outros estados, agricultores e profissionais de diversas áreas e instituições, o que gerou demandas por novas ações que já ultrapassam a capacidade de apoio local do IFSertãoPE e justificam a ampliação das propostas.

Estado da experiência:
Pernambuco (PE)

Município e Estado da experiência:
Petrolina (PE)

Abrangência da experiência:
Intermunicipal - até 4 municípios

Quais municípios esta experiência abrange?
Casa Nova (BA), Dormentes (PE), Juazeiro (BA), Petrolina (PE)

Onde a experiência está localizada?
no meio rural

Em que ano se iniciou a experiência?
2010

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim

Qual o foco prioritário da experiência?
Iniciativas de construção do conhecimento

Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Projeto de extensão

A experiência pode ser associada a quais temas?
Agricultura Urbana e Periurbana, Arte, Cultura e Comunicação, Biodiversidade e Bens Comuns, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Juventudes, Manejo dos Agroecossistemas

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Institucional

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Homens (Cis/Trans)

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Pardos

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultoras/es sem terra, Apicultoras/es e meliponicultoras/es, Estudantes, Juventudes

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Diminuição das chuvas, Chuvas extremas

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 20 anos

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim

Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Florestas

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)

Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Manejo de solo, Manejo da água, Compostagem, Biodigestor com produção de biogás, Conservação do solo, Convivência com o semiárido, Recaatingamento

Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Assessoria e suporte à comunidades vulneráveis, Organização de grupos e comunidades, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Não

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Sim

Qual(is) política(s) acessa?
Lei da Agricultura Orgânica (Certificação)

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Produção de cartaz, folder ou banner, Divulgação nas redes sociais, Produção de artigos acadêmicos, Produção de livro ou cartilha, Outros

Qual(s) outro(s)?
Recepção de visitantes provenientes de escolas, professores em treinamento e outros profissionais.

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não

Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, Whatsapp

Indique o link do site:
https://www.instagram.com/nea.ifsertaopecpzr/

Indique nome de usuário ou link do Instagram:
https://www.instagram.com/nea.ifsertaopecpzr/

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim

Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Contribui (ou contribuiu) para a captação de recursos

Anexos

Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
https://revista.aba-agroecologia.org.br/cad/article/view/18310

https://cadernos.aba-agroecologia.org.br/cadernos/article/view/5481