Núcleo de Estudos e Extensão em Agroecologia
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Núcleo de Estudos e Extensão em Agroecologia
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
Um núcleo de estudos em agroecologia foi fundado em 2010, tendo sido apoiado pela primeira vez em 2011 com recursos do MEC. Posteriormente, nas chamadas MCTI/MEC/MAPA/CNPq nº 46/2012 e MCTI/MAPA/CNPq nº 02/2016, foi montado um CVT Agroecologia. Após o encerramento desses projetos, continuou-se atuando com recursos de iniciação científica e de extensão do próprio IFSertãoPE.
Como fruto desse esforço, houve uma multiplicação de núcleos de extensão no campus a partir do CVT Agroecologia, que serviu de berço. Alguns desses núcleos são coordenados pelos próprios proponentes, como, por exemplo:
Núcleo de Extensão em Agroecologia: @nea.ifsertaopecpzr
Núcleo de Educação Ambiental: Trilha Ecológica Inclusiva: @trilhaecologicaifcpzr
Horto Medicinal Orgânico: @hortomedicinalorganico
Núcleo de Ensino de Ciência do Solo: @labsolo.ifcpzr
Núcleo de Tecnologias Sociais
Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE): @napne.cpzr
Esses núcleos receberam 1.100 visitantes em 2024, incluindo estudantes de outras escolas do município e de outros estados, agricultores e profissionais de diversas áreas e instituições, o que gerou demandas por novas ações que já ultrapassam a capacidade de apoio local do IFSertãoPE e justificam a ampliação das propostas.
Estado da experiência:
Pernambuco (PE)
Município e Estado da experiência:
Petrolina (PE)
Abrangência da experiência:
Intermunicipal - até 4 municípios
Quais municípios esta experiência abrange?
Casa Nova (BA), Dormentes (PE), Juazeiro (BA), Petrolina (PE)
Onde a experiência está localizada?
no meio rural
Em que ano se iniciou a experiência?
2010
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim
Qual o foco prioritário da experiência?
Iniciativas de construção do conhecimento
Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Projeto de extensão
A experiência pode ser associada a quais temas?
Agricultura Urbana e Periurbana, Arte, Cultura e Comunicação, Biodiversidade e Bens Comuns, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Juventudes, Manejo dos Agroecossistemas
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Institucional
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Homens (Cis/Trans)
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Pardos
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultoras/es sem terra, Apicultoras/es e meliponicultoras/es, Estudantes, Juventudes
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Diminuição das chuvas, Chuvas extremas
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 20 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Florestas
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Manejo de solo, Manejo da água, Compostagem, Biodigestor com produção de biogás, Conservação do solo, Convivência com o semiárido, Recaatingamento
Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Assessoria e suporte à comunidades vulneráveis, Organização de grupos e comunidades, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Não
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Sim
Qual(is) política(s) acessa?
Lei da Agricultura Orgânica (Certificação)
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Produção de cartaz, folder ou banner, Divulgação nas redes sociais, Produção de artigos acadêmicos, Produção de livro ou cartilha, Outros
Qual(s) outro(s)?
Recepção de visitantes provenientes de escolas, professores em treinamento e outros profissionais.
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, Whatsapp
Indique o link do site:
https://www.instagram.com/nea.ifsertaopecpzr/
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
https://www.instagram.com/nea.ifsertaopecpzr/
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Contribui (ou contribuiu) para a captação de recursos
Anexos
Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
https://revista.aba-agroecologia.org.br/cad/article/view/18310
https://cadernos.aba-agroecologia.org.br/cadernos/article/view/5481