Troca de Saberes

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Troca de Saberes

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
A Troca de Saberes é um evento de extensão que acontece anualmente na Universidade Federal de Viçosa, como forma de contraposição à Semana do Fazendeiro, evento que promove o agronegócio. A Troca é construído pelo Núcleo de Educação do Campo e Agroecologia da Universidade Federal de Viçosa em parceria com os movimentos e organizações do campo agroecológico da Zona da Mata de Minas Gerais. Ela reúne agricultores/as, técnicos/as, estudantes, professores/as, representantes de organizações e movimentos sociais para debater temas relacionados à agroecologia, cultura popular, agricultura familiar, economia solidária, entre outros. A Troca é um importante espaço de encontro das organizações, de articulação política e de encaminhar ações para fortalecer a agroecologia no território.

Estado da experiência:
Minas Gerais (MG)

Município e Estado da experiência:
Viçosa (MG)

Abrangência da experiência:
Nacional - 5 ou mais estados

Onde a experiência está localizada?
não se aplica

Em que ano se iniciou a experiência?
2009

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim

Qual o foco prioritário da experiência?
Iniciativas de construção do conhecimento

Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Outro

Qual outro?
Evento de extensão universitária

A experiência pode ser associada a quais temas?
Agrotóxicos e Transgênicos, Águas e Saneamento, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Arte, Cultura e Comunicação, Biodiversidade e Bens Comuns, Campesinato, Povos, Comunidades Tradicionais e outros modos de vida, Construção social de Mercados, Cooperativismo e outros arranjos comunitários, Economia Solidária e outras economias, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Impactos das grandes obras, empreendimentos e outras violências, Juventudes, Manejo dos Agroecossistemas, Mulheres e Feminismos, Políticas Públicas e fomento, Práticas de Cuidado em Saúde e Medicina Tradicional, Terra, Território e Ancestralidade

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Em rede

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Não é possível aferir

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Brancos

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultoras/es sem terra, Artesãs/ãos, Assentadas/os de Reforma Agrária, Comunidade LGBTQIAPN+, Crianças, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Gestoras/es públicos, Grupos atingidos por grandes empreendimentos, Integrantes de instituições religiosas, Integrantes de ONGs e profissionais autônomos, Juventudes, Movimento de mulheres/feminista, Movimentos sociais, Pesquisadoras/es, Povos e Comunidades Tradicionais, Povos Indígenas

Identifique qual(is) o(s) povo(s) e comunidade(s) tradicional(is) participa(m) da construção desta experiência:
Comunidades quilombolas, Povos e comunidades de terreiro ou povos e comunidades de matriz africana, Povos indígenas

Identifique qual(is) povo(s) indígena(s) participa(m) da construção desta experiência.
Puri

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Alteração no calendário de chuvas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Aumento da temperatura

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 10 anos

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim

Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Florestas, Matas, Rios

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)

Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Cuidados à saúde, Democratização e ampliação do acesso político de grupos minoritários a espaços de poder, Organização de grupos e comunidades, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim

Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
São diversas organizações e grupos envolvidos na Troca de Saberes e por isso são diversas as experiências.

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Organização de rede de comunicadoras/es populares, Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não

Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
E-mail institucional, Instagram, Whatsapp

Indique o link do site:
https://ecoa.ufv.br/eventos-2/

Indique o e-mail institucional:
trocadesaberes@ufv.br

Indique nome de usuário ou link do Instagram:
@trocadesaberesufv

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim

Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência