Seminário Agroecológico da Produção Orgânica (SAPO)

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Seminário Agroecológico da Produção Orgânica (SAPO)

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
Iniciado em 2018, o Seminário Agroecológico da Produção Orgânica (SAPO) é uma iniciativa de agricultores urbanos e periurbanos da cidade de Piracicaba - SP, agregando estudantes, pesquisadores, movimentos sociais e demais simpatizantes ao redor da temática da Agroecologia e Produção Orgânica. O seminário, que ocorre anualmente no mês de outubro, promove, mutirões, intervenções, atividades artísticas, debates e discussões sobre a temática, envolvendo o poder público e a sociedade civil em busca de uma Piracicaba agroecológica. O seminário vem tomando maiores proporções, contando com uma programação mais extensa e diversa de atividades a cada ano.

Estado da experiência:
São Paulo (SP)

Município e Estado da experiência:
Piracicaba (SP)

Onde a experiência está localizada?
em área periurbana (na transição entre o rural e o urbano)

Em que ano se iniciou a experiência?
2018

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Não

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Não

Qual o foco prioritário da experiência?
Iniciativas de construção do conhecimento

Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Campanhas de comunicação e mobilização social

A experiência pode ser associada a quais temas?
Agricultura Urbana e Periurbana, Agrotóxicos e Transgênicos, Águas e Saneamento, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Arte, Cultura e Comunicação, Biodiversidade e Bens Comuns, Campesinato, Povos, Comunidades Tradicionais e outros modos de vida, Construção social de Mercados, Cooperativismo e outros arranjos comunitários, Economia Solidária e outras economias, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Impactos das grandes obras, empreendimentos e outras violências, Juventudes, Manejo dos Agroecossistemas, Mulheres e Feminismos, Políticas Públicas e fomento, Práticas de Cuidado em Saúde e Medicina Tradicional, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais, Terra, Território e Ancestralidade

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Comunitária

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultoras/es Urbanas/os, Agricultores/as não-familiares, Apicultoras/es e meliponicultoras/es, Artesãs/ãos, Assentadas/os de Reforma Agrária, Comunidade LGBTQIAPN+, Crianças, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Extensionistas rurais e técnicas/os, Gestoras/es públicos, Grupos atingidos por grandes empreendimentos, Integrantes de ONGs e profissionais autônomos, Juventudes, Movimento de mulheres/feminista, Movimentos sociais, Neorrurais, Pescadoras/es e outros povos das águas, Pesquisadoras/es, Povos e Comunidades Tradicionais, Profissionais de saúde, Sindicalistas

Identifique qual(is) o(s) povo(s) e comunidade(s) tradicional(is) participa(m) da construção desta experiência:
Comunidades quilombolas, Povos e comunidades de terreiro ou povos e comunidades de matriz africana

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma consolidada

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Perda de produção, Diminuição das chuvas, Aumento das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Chuvas extremas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Maiores distâncias para acesso à água, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Erosão do solo, Desertificação, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades animais nativas, Aumento de doença nos humanos (cardíacas, diminuição de imunidade, adoecimento mental), Piora na qualidade do ar

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 20 anos

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim

Qual(is) outro(s)?
Poder público - Gestão de prefeitura

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim

Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Florestas, Matas, Rios

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Energia (eólica, solar etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)

Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Manejo da água, Fogões ecológicos, Compostagem, Conservação do solo, Diversificação e consórcio de culturas, Cisternas e captação de água de chuva, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Salvaguarda de sementes, Jardins de chuva, Manutenção de Reserva Legal e APP

Quais são as práticas relativas à energia que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Energia solar

Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Criação de Planos de Gestão de Risco, Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Cuidados à saúde, Assessoria e suporte à comunidades vulneráveis, Democratização e ampliação do acesso político de grupos minoritários a espaços de poder, Organização de grupos e comunidades, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim

Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
Agricultoras urbanas e periurbanas, pesquisadoras, meliponicultores. Organizando eventos formativos, mutirões e disseminando informações importantes. Está sendo formada a brigada agroecológica para o controle de incêndios nas épocas secas. O grupo "TrituraPira" em parceria com o "Corredor Caipira" tem organizado mutirões de formação e plantio envolvendo a temática da utilização do resíduo de podas urbanas para a produção de alimentos.
Educadoras e educadores têm abordado a temática da agroecologia e mudanças climáticas em diversas escolas públicas da cidade. Um exemplo é a iniciativa "Cabe o Mundo na Minha Horta".
O SAPO conecta diversas iniciativas e grupos em Piracicaba.

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Organização de rede de comunicadoras/es populares, Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de matérias, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não

Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, Facebook, Whatsapp, Rádio

Indique o link do site:
https://www.facebook.com/SapoAgroecologico

Indique nome de usuário ou link do Instagram:
https://www.instagram.com/sapoagroecologico/

Indique nome de usuário ou link do Facebook:
https://www.facebook.com/SapoAgroecologico

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim

Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Contribui (ou contribuiu) com as ações de elaboração de políticas públicas, Combate (ou combateu) à desinformação, Contribui (ou contribuiu) para a captação de recursos

Anexos

Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
https://www.facebook.com/SapoAgroecologico
https://www.instagram.com/sapoagroecologico
https://piracicaba.sp.gov.br/noticias/sema-participa-de-debate-sobre-o-protocolo-de-transicao-agroecologica/
https://adusp.org.br/universidade/sapo2023/

Anexe fotos para representar a experiência:

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