Cultivando Saberes: Implementação de Hortas Agroecologias na Aldeia Pataxó Pé do Monte

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Cultivando Saberes: Implementação de hortas agroecologias na aldeia Pataxó Pé do Monte

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
O projeto de implementação de hortas agroecológicas na Escola Indígena Pataxó Pé
do Monte tem como objetivos promover a educação ambiental e segurança alimentar,
fortalecendo a identidade cultural e os saberes tradicionais da comunidade.
Além disso, visa incentivar a participação ativa de alunos, professores e comunidade
na construção e manutenção das hortas, integrar práticas agrícolas sustentáveis ao
currículo escolar, desenvolver habilidades socioemocionais e competências práticas
entre os participantes, fortalecer a autonomia alimentar da escola e da comunidade,
fomentar a conservação ambiental e o respeito pelos recursos naturais, estimular a
interação escola-comunidade, promover a educação para a cidadania, estabelecer
parcerias interinstitucionais para apoio técnico e recursos adicionais, valorizar a
diversidade cultural e promover o compartilhamento de conhecimentos, e criar um
modelo replicável para implementação em outras escolas indígenas e comunidades
tradicionais.

Estado da experiência:
Bahia (BA)

Município e Estado da experiência:
Porto Seguro (BA)

Abrangência da experiência:
Local (bairro/comunidade ou similar)

Onde a experiência está localizada?
no meio rural

Em que ano se iniciou a experiência?
2024

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Não

Qual o foco prioritário da experiência?
Produção e beneficiamento

Qual o destino da produção?
Autoconsumo

A experiência pode ser associada a quais temas?
Águas e Saneamento, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Campesinato, Povos, Comunidades Tradicionais e outros modos de vida, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Comunitária

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Crianças, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Extensionistas rurais e técnicas/os, Povos Indígenas

Identifique qual(is) povo(s) indígena(s) participa(m) da construção desta experiência.
Pataxó

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Diminuição das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Chuvas extremas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Maiores distâncias para acesso à água, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Erosão do solo, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades animais nativas

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 5 anos

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim

Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Florestas, Rios

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc)

Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo da água, Compostagem, Cisternas e captação de água de chuva

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Não

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Não

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Não foi desenvolvida nenhuma ação ou produto de comunicação

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Não

Anexos

Anexe projetos, trabalhos científicos, divulgação ou outros documentos que achar importante.

Proposta do Projeto