Cultivando Saberes: Implementação de Hortas Agroecologias na Aldeia Pataxó Pé do Monte
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Cultivando Saberes: Implementação de hortas agroecologias na aldeia Pataxó Pé do Monte
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
O projeto de implementação de hortas agroecológicas na Escola Indígena Pataxó Pé
do Monte tem como objetivos promover a educação ambiental e segurança alimentar,
fortalecendo a identidade cultural e os saberes tradicionais da comunidade.
Além disso, visa incentivar a participação ativa de alunos, professores e comunidade
na construção e manutenção das hortas, integrar práticas agrícolas sustentáveis ao
currículo escolar, desenvolver habilidades socioemocionais e competências práticas
entre os participantes, fortalecer a autonomia alimentar da escola e da comunidade,
fomentar a conservação ambiental e o respeito pelos recursos naturais, estimular a
interação escola-comunidade, promover a educação para a cidadania, estabelecer
parcerias interinstitucionais para apoio técnico e recursos adicionais, valorizar a
diversidade cultural e promover o compartilhamento de conhecimentos, e criar um
modelo replicável para implementação em outras escolas indígenas e comunidades
tradicionais.
Estado da experiência:
Bahia (BA)
Município e Estado da experiência:
Porto Seguro (BA)
Abrangência da experiência:
Local (bairro/comunidade ou similar)
Onde a experiência está localizada?
no meio rural
Em que ano se iniciou a experiência?
2024
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Não
Qual o foco prioritário da experiência?
Produção e beneficiamento
Qual o destino da produção?
Autoconsumo
A experiência pode ser associada a quais temas?
Águas e Saneamento, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Campesinato, Povos, Comunidades Tradicionais e outros modos de vida, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Comunitária
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Crianças, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Extensionistas rurais e técnicas/os, Povos Indígenas
Identifique qual(is) povo(s) indígena(s) participa(m) da construção desta experiência.
Pataxó
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Diminuição das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Chuvas extremas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Maiores distâncias para acesso à água, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Erosão do solo, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades animais nativas
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 5 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Florestas, Rios
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo da água, Compostagem, Cisternas e captação de água de chuva
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Não
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Não
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Não foi desenvolvida nenhuma ação ou produto de comunicação
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Não