Agroflorestas amigas de pássaros e pessoas
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Agroflorestas Amigas de Pássaros e Pessoas
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
"A experiência, desenvolvida pelo Movimento Acorde a Floresta e pela Associação Agroecológica Kapi'Wara com financiamento da SAVE Brasil, atua no reflorestamento agroflorestal da Mata Atlântica na região da Serra do Urubu-Murici, abrangendo os municípios de Murici, União dos Palmares (AL) e Lagoa dos Gatos (PE). Essa região é reconhecida como um hotspot de biodiversidade, abrigando 18 espécies de aves endêmicas ameaçadas de extinção global.
O projeto estabeleceu oito Unidades Demonstrativas de Agroflorestas Amigas de Pássaros e Pessoas (AAPP), com foco na regeneração ambiental e na produção agroecológica. Sete delas foram implementadas em lotes de famílias agricultoras e uma em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). As AAPPs aliam a proteção da fauna e flora locais à produção sustentável, com práticas como plantio de espécies nativas, proteção de nascentes, conservação do solo e ausência de agrotóxicos.
Além da implantação das agroflorestas, a experiência envolve assessoria técnica continuada, construção de protocolos de monitoramento socioambiental participativo e produção de materiais educativos voltados à popularização do conhecimento. Destaca-se a atuação no Assentamento Dom Helder Câmara, onde as AAPPs têm contribuído diretamente para a proteção de áreas de nascente em um cenário de escassez hídrica.
Frente ao avanço da pecuária intensiva incentivada por um novo abatedouro, o projeto também atua na sensibilização e engajamento de novas famílias através de mutirões solidários e pedagógicos, expandindo espontaneamente os SAFs na região. Como desdobramento, desenvolvem-se estratégias de beneficiamento e comercialização dos produtos da agrofloresta e de geração de renda com serviços como o ecoturismo e a observação de aves, reforçando a viabilidade da floresta em pé como alternativa econômica e ambiental."
Estado da experiência:
Alagoas (AL)
Município e Estado da experiência:
Murici (AL)
Abrangência da experiência:
Regional Interestadual - até 4 estados
Quais estados esta experiência abrange?
AL, PE
Onde a experiência está localizada?
no meio rural
Em que ano se iniciou a experiência?
2022
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim
Qual o foco prioritário da experiência?
Conservação e convivência com os territórios (campos, florestas, matas, rios e outros)
Como a experiência de conservação e convivência com os territórios (campos, florestas, matas, rios e outros) pode ser identificada?
Sistemas agroflorestais
A experiência pode ser associada a quais temas?
Águas e Saneamento, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Arte, Cultura e Comunicação, Biodiversidade e Bens Comuns, Campesinato, Povos, Comunidades Tradicionais e outros modos de vida, Construção social de Mercados, Cooperativismo e outros arranjos comunitários, Economia Solidária e outras economias, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Juventudes, Manejo dos Agroecossistemas, Mulheres e Feminismos, Políticas Públicas e fomento, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais, Terra, Território e Ancestralidade
Qual outro?
Baixo número de jovens no campo.
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Em rede
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Brancos
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Apicultoras/es e meliponicultoras/es, Artesãs/ãos, Assentadas/os de Reforma Agrária, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Extensionistas rurais e técnicas/os, Integrantes de instituições religiosas, Integrantes de ONGs e profissionais autônomos, Juventudes, Movimento de mulheres/feminista, Pesquisadoras/es
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma consolidada
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Chuvas extremas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Maiores distâncias para acesso à água, Deslizamento de áreas, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Erosão do solo, Desaparecimento de espécies e variedades animais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais agrícolas, Aumento de doença nos humanos (cardíacas, diminuição de imunidade, adoecimento mental)
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 10 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Água, Florestas
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Manejo da água, Tratamentos ecológicos de esgoto doméstico (biofossas, fossa ecológica, círculo de bananeira etc), Conservação do solo, Diversificação e consórcio de culturas, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Salvaguarda de sementes, Manutenção de Reserva Legal e APP
Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Organização de grupos e comunidades, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim
Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
Mulheres idosas têm levado as mensagens de preservação para diversos espaços, como o Congresso Brasileiro de Agroecologia, a Marcha das Margaridas, as Conferências e outras. Estas mulheres mobilizam umas às outras para certificação orgânica, participação política e acesso ao PAA e PNAE para escoamento de seus produtos. Atualmente, buscamos apoios para a construção de uma agroindústria para o Assentamento Dom Helder, que possa receber a comunidade para o beneficiamento de produtos amigos de pássaros e pessoas, que deixam rastro de florestas e águas.
Com envolvimento das juventudes, têm sido gerados materiais de comunicação para as redes sociais e divulgação científica, visando espalhar as boas notícias das ações em andamento.
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Sim
Qual(is) política(s) acessa?
Lei da Agricultura Orgânica (Certificação), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de matérias, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais, Produção de artigos acadêmicos, Produção de livro ou cartilha
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Sim
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, Whatsapp
Indique o link do site:
https://www.savebrasil.org.br/mata-atlantica-do-nordeste
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
@acordeafloresta @savebrasil
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência
Anexos
Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
https://oxerecife.com.br/save-brasil-promove-plantio-de-arvores-para-regenerar-mata-atlantica/
Ainda esta semana sairá na Globo Maceió.
Anexe projetos, trabalhos científicos, divulgação ou outros documentos que achar importante.
Anexe fotos para representar a experiência: