Act for Amazônia

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Act for Amazônia

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
Entre 2018 e 2023, o projeto atuou com a implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) com foco produtivo exclusivo em açaí e cupuaçu. No entanto, durante os períodos de estiagem nos verões de 2022 e 2023, parte das áreas consolidadas não resistiu às condições climáticas adversas. Diante desse cenário, o projeto reviu sua estratégia e adotou um novo modelo de implantação dos SAFs, visando maior resiliência e diversificação produtiva.

Em 2024, o projeto Act For Amazônia implantou 15 áreas de SAFs, cada uma com 30 metros por 30 metros. Desse total, 6 áreas foram implementadas no quilombo Bela Aurora, localizado no município de Cachoeira do Piriá (PA), e 9 áreas no município de Bragança (PA). Além da implantação, o projeto também garantiu o acompanhamento técnico contínuo dessas áreas pelo período de 6 meses, promovendo o fortalecimento das práticas agroecológicas e a valorização dos saberes locais.

É valido salientar que antes da implantação das áreas, os beneficiários tiveram formações como: oficinas de capacitação técnica para agricultores familiares, produção e aplicação de biofertilizantes, Oficina de saúde do solo, intercâmbio entre os produtores e a realização de um diagnóstico de necessidades para o aprimoramento dos sistemas agroflorestais.

Cada formação contou, em média, com a participação de 50 pessoas nos territórios de atuação, sendo 25 no município de Bragança e 25 na comunidade quilombola Bela Aurora. Para a implantação dos SAFs, o projeto conta com 15 famílias como beneficiárias diretas. Essas famílias já iniciaram a colheita de produtos agroflorestais de ciclo curto, como cheiro-verde, milho, feijão, pepino, maxixe, quiabo e variedades de pimentas, fortalecendo a segurança alimentar e a geração de renda local.

Estado da experiência:
Pará (PA)

Município e Estado da experiência:
Bragança (PA)

Abrangência da experiência:
Intermunicipal - até 4 municípios

Quais municípios esta experiência abrange?
Bragança (PA), Cachoeira do Piriá (PA)

Onde a experiência está localizada?
no meio rural

Em que ano se iniciou a experiência?
2018

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim

Qual o foco prioritário da experiência?
Outro

Qual outro?
Restauração ecológica e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência pode ser associada a quais temas?
Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Biodiversidade e Bens Comuns, Campesinato, Povos, Comunidades Tradicionais e outros modos de vida, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Juventudes, Manejo dos Agroecossistemas, Mulheres e Feminismos, Políticas Públicas e fomento

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Institucional

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Pretos

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Extensionistas rurais e técnicas/os, Povos e Comunidades Tradicionais

Identifique qual(is) o(s) povo(s) e comunidade(s) tradicional(is) participa(m) da construção desta experiência:
Comunidades quilombolas, Extrativistas

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Perda de produção, Alteração no calendário de chuvas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações)

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 5 anos

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim

Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Florestas

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)

Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Conservação do solo, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Manutenção de Reserva Legal e APP, Outras

Qual(is) outra(s)?
Uso de biofertilizantes

Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Cuidados à saúde, Outro

Qual(is) outro(s)?
Educação ambiental através de palestras de sensibilização

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim

Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
A participação das mulheres está presente em todas as etapas do projeto, desde a implantação das áreas agroflorestais até a colheita dos produtos. Os jovens também desempenham um papel fundamental, atuando como agentes multiplicadores das práticas desenvolvidas. Eles contribuem ativamente na implantação e manutenção das áreas, além de fortalecerem a comunicação do projeto por meio das redes sociais, ampliando o alcance e o engajamento nas ações.

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Produção de matérias, Divulgação nas redes sociais, Assessoria de imprensa

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Sim

Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Site, Instagram, Facebook, Twitter / X, YouTube

Indique o link do site:
http://www.ift.org.br/

Indique nome de usuário ou link do Instagram:
https://www.instagram.com/iftamazonia/

Indique nome de usuário ou link do Facebook:
facebook.com/InstitutoFlorestaTropical

Indique o nome de usuário ou link do Twitter / X:
twitter.com/IFTAmazonia

Indique o link do YouTube:
www.youtube.com/@CanalIFT

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim

Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Contribui (ou contribuiu) para a captação de recursos

Anexos

Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
 https://www.youtube.com/watch?v=FL9jHRRZZlQ&t=83s  

https://www.sbtbraganca.com.br/post/projeto-de-sistemas-agroflorestais-transforma-comunidade-do-cearazinho-em-bragan%C3%A7a 

https://poconeonline.com/entenda-o-papel-das-agroflorestas-no-combate-as-mudancas-climaticas/

https://opovoamazonense.com.br/entenda-o-papel-das-agroflorestas-no-combate-as-mudancas-climaticas/

https://youtu.be/34E0x4XoHkA?si=Wiv0FJ-cDXGpGCl2

https://www.folhadoamapa.com/noticia/68592/entenda-o-papel-das-agroflorestas-no-combate-as-mudancas-climaticas

https://onjornal.com/site/noticia/entenda-o-papel-das-agroflorestas-no-combate-as-mudancas-climaticas-31873/

https://chicoterra.com/2025/06/05/entenda-o-papel-das-agroflorestas-no-combate-as-mudancas-climaticas/#:~:text=Entre%20estas%20alternativas%2C%20as%20agroflorestas,alimentar%20e%20conserva%C3%A7%C3%A3o%20da%20sociobiodiversidade.

https://portaldozacarias.com.br/site/noticia/-a-floresta-que-alimenta--sustenta-e-emancipa--por-que-os-sistemas-agroflorestais--safs--sao-chave-para-o-futuro-da-amazonia-/

https://www.paginaunica.com.br/meio-ambiente/entenda-o-papel-das-agroflorestas-no-combate-as-mudancas-climaticas/53042

https://sucessonocampo.com.br/entenda-o-papel-das-agroflorestas-no-combate-as-mudancas-climaticas/

https://www.maisfloresta.com.br/entenda-o-papel-das-agroflorestas-no-combate-as-mudancas-climaticas/ 

Anexe fotos para representar a experiência:

Formação Agroecológica na produção de biofertilizantes em Bragança

Instituto Floresta Tropical 2024

Intercâmbio dos beneficiários do projeto para prática de Agroflorestas como Recuperação de áreas Degradadas

Instituto Floresta Tropical - IFT 2024

Oficina de Manejo e design de SAFs em Bragnaça

Instituto Floresta Tropical 2025

Implantação de SAFs em Bragança

Instituto Floresta Tropical 2025

Mapeamento participativo

Instituto Floresta Tropical 2025

Área de Agrofloresta em crescimento, com 30 dias após o plantio

Instituto Floresta Tropical 2025