
Associação de Consumidores de Alimentos Agroecológicos e Orgânicos de Florianópolis e Região - ACAFLOR
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Associação de Consumidores de Alimentos Agroecológicos e Orgânicos de Florianópolis e Região - ACAFLOR
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
A recém-criada Associação de Consumidores de Alimentos Agroecológicos e Orgânicos de Florianópolis e Região tem como foco fortalecer as conexões entre consumidores e agricultores familiares por meio da promoção de circuitos curtos de comercialização, baseados em relações diretas, solidárias e transparentes. Suas ações buscam incentivar a educação ambiental, alimentar e para o consumo consciente, valorizando a procedência dos alimentos e a participação ativa dos consumidores. A Associação também atua para garantir o acesso a alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos, com preços justos e valorização do trabalho dos agricultores, além de fomentar a cultura agroecológica e alimentar por meio da valorização dos saberes tradicionais, das práticas sustentáveis e da aproximação entre territórios rurais e urbanos.
Estado da experiência:
Santa Catarina (SC)
Município e Estado da experiência:
Florianópolis (SC)
Abrangência da experiência:
Estadual - 5 ou mais municípios
Onde a experiência está localizada?
no meio urbano em cidades médias (com mais de 50 mil habitantes)
Em que ano se iniciou a experiência?
2025
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim
Qual o foco prioritário da experiência?
Construção social de mercados
Como a experiência de construção social de mercados pode ser identificada?
Outro
Qual outro?
Associação de Consumidores de Alimentos Agroecológicos e Orgânicos
A experiência pode ser associada a quais temas?
Agricultura Urbana e Periurbana, Agrotóxicos e Transgênicos, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Campesinato, Povos, Comunidades Tradicionais e outros modos de vida, Construção social de Mercados, Cooperativismo e outros arranjos comunitários, Economia Solidária e outras economias, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Manejo dos Agroecossistemas, Mulheres e Feminismos, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais, Terra, Território e Ancestralidade
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Associativa/Cooperativa
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultoras/es Urbanas/os, Consumidoras/es, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Extensionistas rurais e técnicas/os, Gestoras/es públicos, Movimentos sociais, Neorrurais, Pesquisadoras/es, Povos e Comunidades Tradicionais
Identifique qual(is) o(s) povo(s) e comunidade(s) tradicional(is) participa(m) da construção desta experiência:
Outros
Qual(is) outro(s)?
Agricultores agroecológicos e orgânicos
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Perda de produção, Alteração no calendário de chuvas, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Alagamento de áreas, Aumento de doença nos humanos (cardíacas, diminuição de imunidade, adoecimento mental), Piora na qualidade do ar
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Não é possível aferir
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Não
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)
Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Organização de grupos e comunidades, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Não
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de matérias, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Sim
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
E-mail institucional, Instagram, Whatsapp, Feiras
Indique o link do site:
https://www.instagram.com/lacaf_ufsc/
Indique o e-mail institucional:
assconsumidoresrgf@gmail.com
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
https://www.instagram.com/lacaf_ufsc/
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Contribui (ou contribuiu) com as ações de elaboração de políticas públicas