
Coletivo de Consumo Rural e Urbano - CCRU Associação Oeste de Diadema
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Coletivo de Consumo Rural e Urbano - CCRU Associação Oeste de Diadema
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
Somos parte de uma rede de grupos de consumo agroecológico na região metropolitana de São Paulo, chamada Esparrama, fazemos o escoamento da Rede Agroecológica de Agricultoras quilombas da Barra do Turvo - RAMA, e de camponesas e assentadas da reforma agrária do Assentamento Ipanema. Fortalecemos a aliança campo-cidade e fazemos abastecimento popular na periferia do ABCD Paulista e Vila Prudente - SP, por meio de cestas agroecológicas e feiras.
Estado da experiência:
São Paulo (SP)
Município e Estado da experiência:
Diadema (SP)
Abrangência da experiência:
Intermunicipal - até 4 municípios
Quais municípios esta experiência abrange?
Diadema (SP), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP)
Onde a experiência está localizada?
no meio urbano na Região Metropolitana
Em que ano se iniciou a experiência?
2014
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim
Qual o foco prioritário da experiência?
Acesso à alimentação e enfrentamento à fome
Como a experiência de acesso à alimentação e enfrentamento à fome pode ser identificada?
Outro
Qual outro?
Grupo de Consumo Responsável
A experiência pode ser associada a quais temas?
Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Campesinato, Povos, Comunidades Tradicionais e outros modos de vida, Construção social de Mercados, Cooperativismo e outros arranjos comunitários, Economia Solidária e outras economias, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Mulheres e Feminismos, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais, Terra, Território e Ancestralidade
Qual outro?
Grilagem de terra
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Comunitária
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Mulheres (Cis/Trans)
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Pretos
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Assentadas/os de Reforma Agrária, Consumidoras/es, Movimento de mulheres/feminista, Movimentos sociais, Pesquisadoras/es, Povos e Comunidades Tradicionais, Sindicalistas
Identifique qual(is) o(s) povo(s) e comunidade(s) tradicional(is) participa(m) da construção desta experiência:
Aquicultores (envolvendo maricultores, carcinicultor, produção em tanques e outros), Comunidades quilombolas, Pescadores artesanais
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Não
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Perda de produção, Aumento das chuvas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Alagamento de áreas, Aumento de doença nos humanos (cardíacas, diminuição de imunidade, adoecimento mental), Piora na qualidade do ar
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 10 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim
Qual(is) outro(s)?
Petroquímica
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Sementes
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Compostagem, Produção de alimentos saudáveis, Outras
Qual(is) outra(s)?
Investimento, proteção e cuidado das áreas verdes doadas pela Associação para a prefeitura.
Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Cuidados à saúde, Assessoria e suporte à comunidades vulneráveis, Organização de grupos e comunidades, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim
Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
Os alimentos ofertados pela Rede Agroecológica de Mulheres Agricultoras da Barra do Turvo - RAMA são produzidos com base na agricultura agroecológica e nos saberes e fazeres da agricultura tradicional familiar e quilombola. Dessa forma, além da produção de alimentos, elas realizam a proteção, o cuidado e o manejo de seus territórios. A Barra do Turvo está localizada no Vale do Ribeira, na fronteira entre os estados de São Paulo e do Paraná, onde está a maior porção contínua de Mata Atlântica do Brasil. Seus fundamentos são a economia solidária, o feminismo, a agroecologia, a soberania alimentar, a defesa dos territórios e modos de vida das agricultoras, o combate ao racismo e a todas as formas de violência. Além disso, as camponesas e camponeses do Assentamento Ipanema, em Iperó - SP, contribuem produzindo alimentos agroecológicos e agroflorestas.
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Organização de rede de comunicadoras/es populares, Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de matérias, Produção de podcast, Divulgação nas redes sociais, Produção de artigos acadêmicos, Produção de livro ou cartilha
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Site, E-mail institucional, Instagram, Whatsapp, Feiras, Reuniões nas comunidades
Indique o link do site:
https://coletivocru.company.site/
Indique o e-mail institucional:
pedidos.coletivocru@gmail.com
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
ccrudiadema
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Combate (ou combateu) à desinformação, Contribui (ou contribuiu) para a captação de recursos
Anexos
Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
“Mulheres plantam diversidade e colhem alimentos saudáveis a preços justos.” em: https://ojoioeotrigo.com.br/2025/03/mulheres-plantam-diversidade-e-colhem-alimentos-saudaveis-a-precos-justos/
“Feminismo, agroecologia e a união entre campo e cidade: 4 anos da RAMA com a rede de grupos de consumo responsável” em: https://www.sof.org.br/feminismo-agroecologia-uniao-campo-cidade-4-anos-rama-e-rede-grupos-de-consumo-responsavel/
“ Gestão comunitária e tecnologia socioterritorial: análise da Rede de coletivos de consumo responsável na Região Metropolitana de São Paulo” em: https://repositorio.unesp.br/entities/publication/3f81b657-0e7a-4dbe-b788-ded2acb4155f
Anexe projetos, trabalhos científicos, divulgação ou outros documentos que achar importante.
Anexe fotos para representar a experiência: