
Agroecologia Escolar
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Agroecologia Escolar
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
Trabalho desde 2023 na Escola Municipal Madre Benedita, localizada na favela do Muquiço, bairro de Guadalupe. Desde então sou professor de geografia e de uma disciplina eletiva que batizei de “agroecologia escolar”. Ao longo desses quase três anos, a partir do interesse dos estudantes, passamos a interagir com a horta comunitária da favela e a realizar oficinas agroecológicas sobre compostagem, produção de mudas, criação e manutenção de hortas (dentro da escola inclusive), trocas e sementes de mudas, etc.
Estado da experiência:
Rio de Janeiro (RJ)
Município e Estado da experiência:
Rio de Janeiro (RJ)
Abrangência da experiência:
Local (bairro/comunidade ou similar)
Onde a experiência está localizada?
no meio urbano na Região Metropolitana
Em que ano se iniciou a experiência?
2023
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Não
Qual o foco prioritário da experiência?
Conservação e convivência com os territórios (campos, florestas, matas, rios e outros)
Como a experiência de conservação e convivência com os territórios (campos, florestas, matas, rios e outros) pode ser identificada?
Sistemas agroflorestais
A experiência pode ser associada a quais temas?
Agricultura Urbana e Periurbana, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Biodiversidade e Bens Comuns, Cooperativismo e outros arranjos comunitários, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Juventudes, Manejo dos Agroecossistemas, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais, Terra, Território e Ancestralidade
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Comunitária
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Não é possível aferir
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Não é possível aferir
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultoras/es Urbanas/os, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Juventudes
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma consolidada
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição das chuvas, Aumento das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Chuvas extremas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Aumento da temperatura, Alagamento de áreas, Erosão do solo, Piora na qualidade do ar
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 10 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Florestas
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)
Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Cuidados à saúde, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Não
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Divulgação nas redes sociais
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram
Indique o link do site:
embenedita@rioeduca.net
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
@madrebenedita
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Não