Caipora Agroecologia - Arte-educação Socioambiental
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Caipora Agroecologia - Arte-educação Socioambiental
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
É um programa permanente da Caipora Comunidade Rural, autônomo e auto-gestado coletivamente, de formação para todas as idades, através da arte-educação socioambiental, que envolve o cultivo agroecológico, práticas permaculturais, residência artística e apresentações culturais temáticas.
Estado da experiência:
Minas Gerais (MG)
Município e Estado da experiência:
Uberlândia (MG)
Abrangência da experiência:
Local (bairro/comunidade ou similar)
Onde a experiência está localizada?
no meio rural
Em que ano se iniciou a experiência?
2015
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Não
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim
Qual o foco prioritário da experiência?
Conservação da agrobiodiversidade (banco de sementes e viveiros)
A experiência pode ser associada a quais temas?
Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Arte, Cultura e Comunicação, Economia Solidária e outras economias, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Juventudes, Manejo dos Agroecossistemas, Mulheres e Feminismos, Práticas de Cuidado em Saúde e Medicina Tradicional
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Comunitária
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Pardos
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Apicultoras/es e meliponicultoras/es, Crianças, Educadoras/es e professoras/es, Juventudes, Neorrurais
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Diminuição das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Desaparecimento de espécies e variedades vegetais nativas, Aumento de doenças nas plantas (moscas, protozoários, fungos etc), Piora na qualidade do ar
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 5 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Matas, Rios, Campos e várzeas
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Barraginhas ou caixas de contenção de enxurradas (caixas secas), Bioágua, Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Manejo da água, Fogões ecológicos, Fossa bananeira, Compostagem, Tratamentos ecológicos de esgoto doméstico (biofossas, fossa ecológica, círculo de bananeira etc), Conservação do solo, Diversificação e consórcio de culturas, Cisternas e captação de água de chuva, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Salvaguarda de sementes, Manutenção de Reserva Legal e APP
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Não
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, Whatsapp, YouTube, Feiras, Reuniões nas comunidades
Indique o link do site:
não temos site
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
https://www.instagram.com/caiporacomunidaderural?igsh=ZnE1YTk2anAxZmVw
Indique o link do YouTube:
https://www.youtube.com/@caiporacomunidaderural6770
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Combate (ou combateu) à desinformação
Anexos
Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
https://youtu.be/2LbhBFhLrv4?si=kmMLVuDJYysTsYXE
https://youtu.be/g9IbfnUXcZA?si=Wy2JFvrjSJkOZNln
https://youtu.be/ZDz8Xt9aTg4?si=vpY-Jau18H4piy1j
https://youtu.be/-8KD8CW6KHQ?si=l4s9H5Nf6LFGvzRc
https://www.instagram.com/tv/CLer1CJn1D0/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MThiNGNuam5hNW8zOA==
As fotos podemos inserir posteriormente, pois não as tenho agora.