Meliponicultura sob a perspectiva do ecofeminismo
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Meliponicultura sob a perspectiva do ecofeminismo
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
A atividade de meliponicultura desenvolvida por duas mulheres no Sítio Agroecológico Santa Rita, além de realizar oficinas, cursos e visitas técnicas, deu origem ao projeto autoral Meliponicultura vai à escola: nem toda sala de aula é igual. A proposta busca aproximar as crianças desse universo por meio de experiências sensoriais, dinâmicas lúdicas e aulas expositivas, criando um espaço pedagógico onde se debate a importância da floresta, dos recursos naturais e da consciência ecológica. A ideia central é que só se reconhece o valor do meio ambiente quando se sente parte dele. Essa abordagem, além de inovadora, inspira a formulação de políticas públicas voltadas à educação ambiental como estratégia de enfrentamento às mudanças climáticas. Quando inserida nas séries iniciais, essa prática pedagógica favorece um diálogo reflexivo e propositivo, promovendo a disseminação do conhecimento – como fazem as abelhas com o pólen – não apenas no ambiente escolar, mas também nos lares, comunidades religiosas e demais espaços coletivos. Assim, a educação se torna ferramenta de transformação e conservação, contribuindo para manter a floresta viva e reconhecida em sua complexidade e importância
Estado da experiência:
Amazonas (AM)
Município e Estado da experiência:
Manaus (AM)
Abrangência da experiência:
Local (bairro/comunidade ou similar)
Onde a experiência está localizada?
em área periurbana (na transição entre o rural e o urbano)
Em que ano se iniciou a experiência?
2020
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Não
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Não
Qual o foco prioritário da experiência?
Iniciativas de construção do conhecimento
Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Projeto de extensão
A experiência pode ser associada a quais temas?
Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Biodiversidade e Bens Comuns, Campesinato, Povos, Comunidades Tradicionais e outros modos de vida, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Mulheres e Feminismos, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais, Terra, Território e Ancestralidade
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Familiar
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Mulheres (Cis/Trans)
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Pretos
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Comunidade LGBTQIAPN+, Crianças, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Pesquisadoras/es
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma consolidada
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Piora na qualidade do ar, Não sei aferir
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Não é possível aferir
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Florestas, Matas, Rios
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Fossa bananeira, Compostagem, Tratamentos ecológicos de esgoto doméstico (biofossas, fossa ecológica, círculo de bananeira etc), Conservação do solo, Diversificação e consórcio de culturas, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Manutenção de Reserva Legal e APP, Gestão ambientalmente adequada de resíduos sólidos secos (separação para coleta seletiva e reciclagem)
Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Cuidados à saúde, Democratização e ampliação do acesso político de grupos minoritários a espaços de poder, Organização de grupos e comunidades, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim
Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
O trabalho que estamos desenvolvendo, tem sido um trabalho de forminguinha. Não somos uma empresa, não temos CNPJ, e não temos vinculo a nenhum projeto que faça aporte de financiamento para custear o trabalho que estamos fazendo.
Por isso, o nosso objetivo é transformar o que estamos fazendo em políticas públicas, onde cada meliponicultora e meliponicultor, possa da sua cidade/território abraçar essa ideia e difundir o conhecimento agroecológico, não há tempo para mitigar os impactos das mudanças climáticas, ela estão acontecendo, e pelos dados dos climatologistas, a tendência é o aumento da temperatura e os eventos extremos ficarem cada vez mais intensos, ou seja, precisamos pensar em estratégia de enfrentamento, porque esse movimento de enfrentamento precisa está alinhado com o que ainda temos que é a floresta, manter e preservar, conservar, e reflorestar.
A meliponicultura tem sido uma atividade que "provoca" esse olhar mais aguçado e queremos poder compartilhar essa inquietação para ser uma sentinela aos demais agricultores que ainda não estão trabalhando com as abelhas, e assim, promover essa atividade a todas e todos, se possível.
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de matérias, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais, Produção de artigos acadêmicos
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, Whatsapp, Feiras
Indique o link do site:
https://www.instagram.com/sitioagroecologico.santarita?igsh=cXZvcmpwb2xmZmx5
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
https://www.instagram.com/sitioagroecologico.santarita?igsh=cXZvcmpwb2xmZmx5
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Combate (ou combateu) à desinformação
Anexos
Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
https://www.youtube.com/watch?v=Pq3xBSBntJw&t=232s
https://www.youtube.com/watch?v=-Q9Zbp925mY&t=288s
https://www.youtube.com/watch?v=Fv75neVReAs
https://cadernos.aba-agroecologia.org.br/cadernos/article/view/9654
https://cadernos.aba-agroecologia.org.br/cadernos/article/view/8999
https://doity.com.br/anais/xiii-simposio-de-estudos-e-pesquisas-em-ciencias-ambientais-na-amazonia/trabalho/426514
https://doity.com.br/anais/xiii-simposio-de-estudos-e-pesquisas-em-ciencias-ambientais-na-amazonia/trabalho/426737
Anexe projetos, trabalhos científicos, divulgação ou outros documentos que achar importante.
Artigos, relatos de experiências e resumos