Horta Pedagógica Bióloga Ana Alice
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Horta Pedagógica Bióloga Ana Alice
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
Plantio hortaliças, temperos , ervas medicinais e frutíferas num quintal que antes de 2016 só tinha pé de jurubeba e muito capim.
Depois de trabalhar a terra com muito adubo orgânico oriundos dos bagaço de cana, grama e da composteira doméstica a terra se tornou fertil e modificou completamente o quintal que aliás está servindo de Pesquisa para mestrando e doutorando do Embrapa.
Realizamos oficinas, vivências agroecológicas, encontros , reuniões com articulações agroecológicas na região metropolitana do RJ.
Estado da experiência:
Rio de Janeiro (RJ)
Município e Estado da experiência:
Duque de Caxias (RJ)
Abrangência da experiência:
Local (bairro/comunidade ou similar)
Onde a experiência está localizada?
no meio urbano na Região Metropolitana
Em que ano se iniciou a experiência?
2016
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim
Qual o foco prioritário da experiência?
Iniciativas de construção do conhecimento
Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Atividades de formação e capacitação
A experiência pode ser associada a quais temas?
Agricultura Urbana e Periurbana, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Arte, Cultura e Comunicação, Construção social de Mercados, Cooperativismo e outros arranjos comunitários, Economia Solidária e outras economias, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Manejo dos Agroecossistemas, Práticas de Cuidado em Saúde e Medicina Tradicional, Terra, Território e Ancestralidade
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Em rede
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Urbanas/os, Artesãs/ãos, Consumidoras/es, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Integrantes de instituições religiosas, Integrantes de ONGs e profissionais autônomos, Movimentos sociais, Pesquisadoras/es, Sindicalistas
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Alteração no calendário de chuvas, Chuvas extremas, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Aumento de plantas espontâneas, Aumento de doença nos humanos (cardíacas, diminuição de imunidade, adoecimento mental), Piora na qualidade do ar
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 5 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Não é possível aferir
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Sementes
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Manejo de solo, Compostagem, Conservação do solo, Produção de alimentos saudáveis, Salvaguarda de sementes
Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Cuidados à saúde, Democratização e ampliação do acesso político de grupos minoritários a espaços de poder, Organização de grupos e comunidades
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Não
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Não
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, Facebook, Whatsapp, YouTube, Reuniões nas comunidades
Indique o link do site:
https://www.instagram.com/hortapedagogicaana?igsh=aDhkdGNneWF4Mm56
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
https://www.instagram.com/hortapedagogicaana?igsh=aDhkdGNneWF4Mm56
Indique nome de usuário ou link do Facebook:
https://www.facebook.com/share/g/1BKWmpbxKg/
Indique o link do YouTube:
https://youtube.com/@sergioricardohortelao1927?si=GGLCCIJCZMEJovtI
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Combate (ou combateu) à desinformação