Feira Agroecológica da UFES - campus de Alegre

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Feira Agroecológica da UFES - campus de Alegre

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
Engloba, principalmente, a realização de uma feira semanal, no campus da UFES em Alegre-ES, onde são comercializados alimentos oriundos da agricultura familiar em transição agroecológica, do município. Junto à feira, ocorrem, esporadicamente, apresentações culturais ou exposições de outros projetos afins.
Também são realizadas rodadas de visitação coletiva dos feirantes entre si, para que se aproximem mais e possam trocar conhecimentos e experiências práticas, bem como rodas de conversa sobre temas afins à Agroecologia. Além disso, procura envolver grupos de estudantes de graduação da UFES em atividades práticas, por meio da disciplina Extensão Rural, articulando ensino-extensão.
A feira está vinculada ao projeto de extensão intitulado “Promovendo a comercialização solidária dos agricultores familiares de Alegre-ES”.

Estado da experiência:
Espírito Santo (ES)

Município e Estado da experiência:
Alegre (ES)

Abrangência da experiência:
Municipal - 1 município

Onde a experiência está localizada?
no meio urbano em cidades pequenas (com menos de 50 mil habitantes)

Em que ano se iniciou a experiência?
2018

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Não

Qual o foco prioritário da experiência?
Construção social de mercados

Como a experiência de construção social de mercados pode ser identificada?
Feira

A experiência pode ser associada a quais temas?
Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Campesinato, Povos, Comunidades Tradicionais e outros modos de vida, Construção social de Mercados

Qual outro?
Mercados capitalistas

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Outra

Qual outra?
Institucional com gestão compartilhada junto aos feirantes

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Não é possível aferir

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Neorrurais

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Perda de produção, Diminuição das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Chuvas extremas, Aumento da temperatura, Alagamento de áreas

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 10 anos

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Não

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc)

Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Manejo da água, Tratamentos ecológicos de esgoto doméstico (biofossas, fossa ecológica, círculo de bananeira etc), Produção de alimentos saudáveis

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Não

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais, Produção de livro ou cartilha

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não

Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, Whatsapp

Indique o link do site:
não tem

Indique nome de usuário ou link do Instagram:
@feiraagroecologicaufes

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim

Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Outros

Qual outro?
Fidelizando e ampliando clientela.

Anexos

Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
https://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/4652/1/Livro-Cafe-Sombreado-Incaper.pdf (cap.7)

https://agroecologia2020.com/wp-content/uploads/AE2020_Memorias_Volumen_I.pdf

Anexe fotos para representar a experiência:

vista panorâmica

projeto

detalhe das bancadas e alimentos

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divulgação instagran

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